plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Chalé Tavares Cardoso está em total abandono

Avistado assim que se acessa o início da Orla de Icoaraci, os detalhes do Chalé Tavares Cardoso ainda imprimem a imponência dos tempos áureos da borracha, mesmo que encoberto pelo mato e desmoronando aos poucos sob o olhar de todos. Tendo servido de abrig

twitter Google News

Avistado assim que se acessa o início da Orla de Icoaraci, os detalhes do Chalé Tavares Cardoso ainda imprimem a imponência dos tempos áureos da borracha, mesmo que encoberto pelo mato e desmoronando aos poucos sob o olhar de todos. Tendo servido de abrigo para a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha tempos atrás, hoje o casarão construído no século 19 é praticamente engolido pelo total descaso do poder público.

Quando se consegue vencer o matagal que cerca o imóvel, a situação do chalé chega a abalar os que reconhecem o valor do patrimônio histórico de uma cidade. Trabalhados em curvas delicadas, os corrimões que ficavam na varanda hoje se limitam a restos de madeira. Na parte da frente, de onde se vê a entrada principal do chalé, parte do telhado já desabou. Um dos elementos de maior imponência no casarão, a extensa escadaria de madeira também já é consumida aos poucos pelo mato.

Como se não bastasse a destruição aparente do chalé, das janelas com vidraças quebradas é possível constatar outro desperdício. Lustres e luzes laterais do prédio eram vistas acesas já às 10h de ontem, quando também nenhum segurança foi visto no local.

Veja mais imagens do local.

ALUGUEL

Frequentador da biblioteca desde a década de 90, o universitário João Moraes, 34 anos, se indigna com as condições que hoje se encontra o casarão desde que ficou sem uso. Para ele, não haveria melhor local para abrigar a biblioteca. “Paga-se uma fortuna pelo aluguel de uma mansão para instalar a biblioteca, quando poderiam utilizar o chalé que é tão bonito e está entregue ao descaso”.

O mato esconde uma preciosidade da arquitetura: casarão está completamente deteriorado. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

O CHALÉ

O chalé era a casa de veraneio de Eduardo Tavares Cardoso, livreiro português que chegou ao Pará durante a Belle Époque, quando Belém vivia um momento de crescimento econômico, graças à borracha. Cardoso mandou construir duas torres e duas escadarias frontais, além de uma extensa varanda com plantas ornamentais amazônicas e europeias. (Fonte: http://oturistorico. blogspot.com.br/)

DIFICULDADES AFASTAM USUÁRIOS DA BIBLIOTECA

A biblioteca, que antes funcionava no chalé, agora está num prédio alugado

Ocupando atualmente um casarão na Rua Manoel Barata, a Biblioteca Avertano Rocha também estaria precisando de maior atenção, segundo o frequentador. Habituado a utilizar o espaço para fazer pesquisas e ler, o universitário João Moraes aponta que, apesar de instalada em um prédio amplo e mais bem cuidado, a biblioteca deixa a desejar quanto aos serviços oferecidos. “Estamos há quase duas semanas sem internet aqui. Tem vezes que o problema é na impressora, outras é porque falta papel...”.

Dentre os problemas mais recentes denunciados pelo universitário, estaria a falta de água para a realização dos serviços de limpeza do casarão. Para que os serviços não fossem interrompidos, ele conta que os funcionários do local tiveram que improvisar. “Todo o serviço de limpeza estava sendo feito com água da piscina”.

A biblioteca, que antes funcionava no chalé, agora está num prédio alugado. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

Sem que praticamente nenhum estudante fosse visto no local na manhã de ontem, João acredita que há uma explicação para a baixa frequência. “Poucas pessoas estão frequentando por conta das dificuldades que são inúmeras”, afirma. “Eles nunca conseguem oferecer um serviço de qualidade e completo por conta desses problemas”.

Procurada pelo DIÁRIO, a Fumbel não se pronunciou obre o assunto atéo fechamento desta edição.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias