plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prédio está abandonado pela Prefeitura de Belém

Localizado na avenida Presidente Vargas, um prédio público chama atenção pelo seu péssimo estado. Cercado por uma estrutura de metal azul escuro, com a logomarca da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), o edifício tem as paredes pichadas e deterioradas. 

Localizado na avenida Presidente Vargas, um prédio público chama atenção pelo seu péssimo estado. Cercado por uma estrutura de metal azul escuro, com a logomarca da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), o edifício tem as paredes pichadas e deterioradas.

Há 20 anos, o prédio que funcionava como escritório regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi desativado. Com passar do tempo, o edifício de 5 andares já serviu de abrigo de usuário de drogas e moradores de rua e ganhou o apelido de ‘cortiço do Zenaldo’ (prefeito de Belém Zenaldo Coutinho). Em maio de 2012, cerca de 100 famílias ocuparam o edifício por 24h, mas logo foram expulsas pela Guarda Municipal de Belém.

A Prefeitura se responsabilizou pelo patrimônio público, que cogitou em fazer uma reforma para abrigar a Secretaria Municipal de Administração (Semad), mas não iniciou nenhuma obra no local. Porém, mesmo cercado e com as janelas e buracos tapados com uma parede de tijolos, a negligência com o prédio público continua.

O guardador de carros Batista Monteiro, 52 anos, trabalha na Presidente Vargas há 40 anos. Ele acompanhou todo o processo de desocupação e lamenta em ver a atual situação do imóvel, que fica entre as ruas Ó de Almeida e Aristides Lobo. “Os bandidos de madrugada entram. Dormem. Vendem drogas. É um perigo”, disse. As paredes que foram feitas pela Prefeitura para evitar a entrada de invasores estão sendo quebradas.

ACIDENTE

Segundo Batista, outro receio comum é que aconteça algum acidente uma vez que, basta um olhar mais atento para perceber que as caixas de ar-condicionado, concreto e parte do forro estão com suas estruturas comprometidas. O guardador de carro afirma que já viu cair vidros das janelas e pedaços de paredes. Quando chove, o risco destes materiais despencarem nos carros e nas pessoas que passam pela calçada estreita é ainda maior.

Hélio Melo, 56, também é guardador de carros naquela área. Trabalhando na avenida há 45 anos, ele diz que o prédio, que “deveria servir como algo útil à sociedade”, hoje causa transtornos por acumular água parada e possivelmente formar focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre chikungunya, zika e dengue. “Dentro só é lixo e água parada por causa das goteiras. Ninguém limpa”, comentou, apontando para o edifício.

SEM RESPOSTA

A Prefeitura de Belém foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias