plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja dicas de como garantir seu emprego em 2016

Apesar de os especialistas concordarem que a crise ainda deve persistir por algum tempo, o momento não é de desistir. Para quem correr atrás, o ano de 2016 ainda pode ser de superação para quem quer entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Os setores de s

Apesar de os especialistas concordarem que a crise ainda deve persistir por algum tempo, o momento não é de desistir. Para quem correr atrás, o ano de 2016 ainda pode ser de superação para quem quer entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Os setores de serviços e da indústria devem contratar, segundo o economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese/PA. Para ele, alguns fatores irão impulsionar o equilíbrio da economia brasileira a partir da produção e exportação. Com isso, o comércio é aquecido com a geração de renda e, consequentemente o setor empresarial será obrigado a contratar novamente.

Mas para aproveitar o futuro, é preciso arregaçar as mangas agora. “A dificuldade de contratação persiste com a exigência”, orienta Sena. O especialista ressalta que ano passado, 85% das pessoas que ocuparam as vagas que surgiram haviam perdido recentemente o emprego. “Mais do que nunca aumenta a importância da especialização”, reforça. “Não se pode esperar de braços cruzados. Essa é uma guerra. A economia vai subir de novo. Enquanto isso, temos que sobreviver”, aposta o economista. De acordo com o Boletim da Indústria Paraense 2015, elaborado pela Federação das Industrias do Estado do Pará (Fiepa), a produção industrial do Estado foi a que mais cresceu ano passado em todo o país.

INDUSTRIAL

Nesse sentido, a consultora de Recursos Humanos Silvia Pires reitera que o Pará deve continuar expandindo a oferta de emprego na área industrial. Cidades do sul do Estado receberam grandes empresas nesse segmento na última década. Estas, consequentemente, atraíram investimentos, gerando emprego e renda para a região. Ainda segundo a consultora, quando as funções são mais técnicas, há uma escassez no mercado.

O instrutor Nelson Vieira, atua há 10 anos na formação em coach pela Companhia Brasileira de Coaching, com sede em São Paulo. Para ele, o mercado busca um profissional comprometido, muito mais que aquele com qualificação técnica. “Muito mais que competências, um conjunto de características e habilidades que farão um profissional se destacar”. Ele orienta a buscar outros caminhos que vão além da habilidade técnica. Para o coach, o verdadeiro profissional é zeloso, não visa somente o lucro a curto prazo, mas procura agregar algo substancial naquilo a que se propõe fazer. “O que você está fazendo? Qual o passo a mais que você está dando?”, questiona.

EM BUSCA DO 1° EMPREGO

Iniciar no mercado de trabalho exige dedicação e persistência, sobretudo em uma época em que as vagas no mercado são raras. Para que as chances de conquista aumentem, um bom planejamento pode ser decisivo. Especialista em gestão de pessoas e coach, o administrador Patric Souza aponta que o currículo é um passo importante. Com o currículo em mãos, a corrida por uma vaga não necessariamente precisa esperar pela abertura de seleções específicas.

Atualmente, muitas empresas recebem currículos de candidatos durante todo o ano, basta o candidato identificar as que têm interesse e começar a distribuição nas empresas. Quando se trata de primeiro emprego, Patric aponta que uma área que está crescendo muito no Brasil é a de telemarketing. “Ela cresceu mais de 200% nos últimos quatro anos por ter um expediente de 6 horas”, afirma.

Assim, muitos jovens em busca do primeiro emprego se interessam por ela porque têm a oportunidade de conciliar o horário de trabalho com os estudos. Independente da área pretendida, a diretora da Gestor Consultoria – Gestão Organizacional, Nara D’Oliveira, aconselha que o candidato não se deixe desanimar caso as primeiras seleções não tenham o sucesso esperado. “Entregue seu currículo pessoalmente, verifique os classificados do jornal de domingo e inicie a semana se movimentando para isso”, completa o consultor.

(Michelle Daniel e Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias