plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quatorze pessoas são presas durante Lei Seca

Quatorze motoristas foram detidos e encaminhados à Seccional Urbana de Polícia Civil de São Brás durante a Operação Lei Seca, realizada na noite e madrugada do último sábado (20). Os condutores apresentaram índices superiores a 0,30 ml/l de álcool no sang

Quatorze motoristas foram detidos e encaminhados à Seccional Urbana de Polícia Civil de São Brás durante a Operação Lei Seca, realizada na noite e madrugada do último sábado (20). Os condutores apresentaram índices superiores a 0,30 ml/l de álcool no sangue, dosagem que é considerada crime de trânsito pela legislação brasileira. Todos os condutores foram submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro). A informação foi divulgada na Agência Pará, nesta segunda-feira (22).

A ação ocorreu em três pontos de Belém: avenida Serzêdelo Corrêa, travessa Municipalidade e avenida Nazaré. O objetivo da operação Lei Seca é intensificar as ações de fiscalização e de combate à combinação álcool e direção de veículos, além de prevenir os crimes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica, com foco na segurança e na preservação da vida.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) atuou com 25 agentes de trânsito, com o apoio de 12 viaturas, seis motocicletas e 10 etilômetros (bafômetros).

De acordo com o balanço parcial da operação, foram realizadas cerca de 180 abordagens, 80 auto de infrações (a maioria por licenciamento em atraso e a falta do uso de equipamentos obrigatórios), 16 veículos encaminhados ao Parque de Retenção do Detran e 58 condutores autuados por embriaguês ao volante (sendo que 14 foram apresentados à autoridade policial por terem registrado índices acima do permitido). Durante a operação, não houve registro de acidentes de trânsito na área de abrangência das ações da Lei Seca.

A penalidade prevista para o motorista que for flagrado sob o efeito de bebida alcoólica, na direção de veículo, é uma multa de natureza gravíssima no valor de R$ 1.915,40 (10 vezes o valor de uma multa gravíssima), de 7 pontos na carteira, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. O motorista ainda terá que participar de um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado pode ser autuado e preso, se ficar constatado que ele tenha ingerido mais de 0,30mg/l de álcool.

A Operação Lei Seca foi desenvolvida em conjunto com as instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil e Polícia Militar), com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GBel).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias