plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Amamentar filho de outra pessoa não é recomendado

A atitude de amamentar o filho de outra pessoa, que pode ser visto como um lindo ato de amor e generosidade ao próximo por muitos, é contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) e, vetada pela portaria 1.093, de 26 de agost

A atitude de amamentar o filho de outra pessoa, que pode ser visto como um lindo ato de amor e generosidade ao próximo por muitos, é contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) e, vetada pela portaria 1.093, de 26 de agosto de 1993, além de desaconselhada por alguns médicos devido ao risco de contaminação do recém-nascido. As informações são do portal UOL.

De acordo com o pediatra Moisés Chencinski, indicado para a presidência do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a prática foi proibida após recém-nascidos começarem a adoecer de forma desconhecida, onde posteriormente foi descoberto que, além de poder se contaminar no parto, as crianças poderiam receber a carga viral através do aleitamento materno.

A portaria não tem força de lei e não prevê nenhuma punição aos envolvidos. Mesmo contrariando a recomendação dos especialistas, o ato ainda é muito comum entre as mães.

ALERTA

A fonoaudióloga Cris Gomes alerta que, por mais que se conheça a mãe, não se pode ter a certeza de sua condição de saúde. Ela destaca ainda, para o vínculo estabelecido entre mãe e filho na hora da amamentação.

“O bebê reconhece o cheiro, o som da voz, o ruído do coração, encontra a mama da mãe que tem uma textura e um tamanho conhecido”, explicou.

Mas, o que as mães com dificuldade de amamentação podem fazer? A recomendação dos especialistas é procurar um banco de leite. A justificativa é simples, o leite doado é pasteurizado, com aquecimento a 62,5º por 30 minutos, diminuindo os riscos de contaminação.

E, você, o que acha da recomendação? É a favor ou contra amamentar o filho de outra pessoa?

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias