plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Foliões se despedem do Carnaval, no “Rabo do Peru”

Mesmo com o calor, o designer João Gomes, 44 anos, não mediu esforços para estar vestido de gata. O macacão de pelúcia branco, a maquiagem e o adereço nos cabelos completavam a fantasia do folião. “Gosto de animais. Ano passado estava de vaquinha. Agora,

Mesmo com o calor, o designer João Gomes, 44 anos, não mediu esforços para estar vestido de gata. O macacão de pelúcia branco, a maquiagem e o adereço nos cabelos completavam a fantasia do folião. “Gosto de animais. Ano passado estava de vaquinha. Agora, gatinha”, contou o morador do bairro da Pedreira. Assim como ele, milhares de pessoas foram levadas pelas ruas do distrito de Icoaraci, no bloco “Rabo do Peru”, que tradicionalmente sai na Quarta-feira de Cinzas.

Com irreverência, a festa que começou com a brincadeira de um grupo de amigos batendo lata, atraiu outros moradores do distrito e hoje se tornou um dos mais badalados blocos da Região Metropolitana de Belém. “É uma festa para a comunidade”, disse Cleison Lima, diretor do bloco.

Bloco, que tradicionalmente sai no último dia da folia, empolgou os brincantes pelas ruas de Icoaraci. (Foto: Daniel Costa/Diário do Pará)

PÚBLICO

Ainda segundo ele, durante o ano são realizados festivais e outros eventos sociais para arrecadar fundos para a festa. Valeu a pena. De acordo com organizadores do bloco, cerca de 200 mil foliões participaram ontem da despedida.

Durante os 3 quilômetros de percurso, da travessa Soledade até o trapiche, as marchinhas carnavalescas deram lugar, principalmente, ao tecnobrega e ao axé e forró. A multidão seguia 3 trios elétricos. Desde o simples adereço nos cabelos até a superproduções marcaram as fantasias dos foliões.


O comerciante Samuel Brito, 28, se fantasiou de mosquito Aedes aegypti. “Estou procurando alguém para ‘picar’”, brincou. A popularidade do bloco foi o que atraiu o militar Edson Lobato, 49. Morador do bairro de Maracangalha, em Belém, ele sempre via os noticiários sobre o evento.

Seguno os organizadores do bloco, 200 mil foliões seguiram o Rabo do Peru em 2016. (Foto: Daniel Costa/Diário do Pará)

Este ano, Samuel Brito teve a oportunidade de prestigiar a festa com a sua família. “Tudo muito animado. É excelente. Virei outras vezes, com certeza”, afirmou. Nem mesmo a chuva que caiu por volta das 16h30 foi capaz de afastar os fãs do bloco.

A multidão seguiu até o trapiche na mesma animação. “A chuva refresca. Quem está aqui, está pronto para se molhar”, disse Luciana Ramos, 25, que curtiu a folia na companhia de um grupo de amigos do bairro do Tapanã.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias