plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Blocos de Curuçá e Bragança empolgam foliões

Irreverência e muita descontração marcaram o carnaval de Curuçá, região nordeste do Pará, na tarde de ontem. O bloco Pretinhos do Mangue mais uma vez arrastou uma multidão para as ruas cidade por mais de duas horas de folia. Para quem não se importa em pa

Irreverência e muita descontração marcaram o carnaval de Curuçá, região nordeste do Pará, na tarde de ontem. O bloco Pretinhos do Mangue mais uma vez arrastou uma multidão para as ruas cidade por mais de duas horas de folia. Para quem não se importa em passar o carnaval literalmente na lama, o bloco reúne alegria, tranquilidade e economia - afinal o abadá é 100% natural. Com 26 anos de folia, o Pretinhos do Mangue mistura carnaval e consciência ambiental. Além da diversão, os organizadores ensinam os foliões a preservar o mangue, local que garante a sobrevivência de dezenas de famílias de marisqueiras de Curuçá.

ORIGENS NA LAMA

A tradição do bloco iniciou em 1986 por iniciativa dos moradores Everaldo Santos e Sebastião Araújo, que costumavam catar caranguejo para tirar gosto com caipirinha. Certo dia, em pleno carnaval, quando estavam sujos de lama, resolveram sair pelas ruas da cidade. A ideia agradou os moradores de Curuçá, reunindo cerca de 15 pessoas nos primeiros anos. A partir de 2000, já com outros responsáveis no comando do bloco, o Pretinhos do Mangue começou a crescer até se tornar um dos carnavais mais atrativos do estado.

No desfile de ontem, o bloco reuniu mais de 7 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Pessoas como o servidor público, Paulo Neves, 59, que mora em Belém, mas há 3 anos participa do carnaval em Curuçá com outras 100 pessoas da família. Completamente sujo de lama, ele ignorou o mau cheiro natural que sai da mistura da água com a terra e caiu na folia. “A lama não faz mal nenhum, é até medicinal, limpa tudo e nos dá muita alegria”, diz ele. O Pretinhos do Mangue é conhecido como o carnaval da família e ainda mantém a tradição das velhas marchinhas de rua.

O analista de sistema, Arsênio Jorge, 34, também “caiu” no mangue junto com as filhas Jhordana Mikelly e Jhorgiana Michelle, de 5 e 3 anos de idade respectivamente. Sujo dos pés à cabeça, o pai estava só felicidade em curtir um carnaval diferente com a família. “A gente se diverte junto com a natureza com a garantia de brincar de forma saudável e sem violência”, afirma.

>> Veja imagens do bloco Pretinhos do Mangue

Em Bragança, os blocos saem hoje, segunda-feira (8). (Foto: José Clemente Schwartz)



EM HARMONIA

Segundo o presidente do bloco, Edmilson dos Santos, a parte destinada ao banho de lama é a do tereterê, área do mangue onde a terra é mais mole e sem resíduo - e por isso mais fácil para o enlameamento, sem machucar a pele. Além disso, o espaço não tem a presença de crustáceos, o que reduz ao mínimo o impacto ambiental da brincadeira. A organização do bloco iniciou em outubro, envolvendo uma equipe de 10 pessoas.

Este ano, a novidade foi a presença de uma madrinha de carnaval negra, a passista Pâmela Renata, simbolizando a cor e a presença do mangue no cotidiano da cidade. Durante o desfile, Pâmela distribuiu aos brincantes 100 ostras prontas para comer.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)ALEGORIASO bloco foi organizado, ainda, com carros alegóricos com uma ostra gigante, um caranguejo de 3 metros de cumprimento e outro com bonecos de guarás pintados de argila colorida. “O diferencial do Pretinhos do Mangue é que todo mundo gosta de se sujar e faz disso uma alegria indescritível que contagia a todos”, resume Santos. Para quem perdeu o primeiro dia de desfile, o bloco sai novamente às ruas de Curuçá amanhã, encerrando o carnaval deste ano na cidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias