plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidores realizam ato e não descartam greve

Trabalhadores das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) realizam na manhã desta quarta-feira (3) uma manifestação em frente à sede do órgão, em Belém, para cobrar a revogação de cortes salariais na categoria. Os funcionários, que estão parcialmente pa

Trabalhadores das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) realizam na manhã desta quarta-feira (3) uma manifestação em frente à sede do órgão, em Belém, para cobrar a revogação de cortes salariais na categoria. Os funcionários, que estão parcialmente paralisados desde o domingo (31) não descartam a possibilidade de greve, caso não sejam atendidos.

Segundo Otoniel Chagas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Publico Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará (Stafpa), os servidores foram supreendidos em janeiro deste ano com um corte no pagamento do adicional noturno.

“O corte não foi anunciado ou discutido com os trabalhadores, apenas foi implementado sem nenhum aviso no mês de janeiro. Esse corte no adicional noturno representa um comprometimento de até 30% nos salários de alguns servidores. É demais”, afirmou Otoniel.

Os trabalhadores estão concentrados na portaria do órgão, onde realizam o ato público. Eles ainda pedem que a presidência da Ceasa receba os trabalhadores para discutir a revogação do corte. “Nós queremos que a presidente receba todos os trabalhadores em uma audiência e explique o que está acontecendo, mas não tivemos resposta. Eles querem receber só uma comissão de três trabalhadores, mas se o corte envolve a todos, queremos que todos participem”, continuou Otoniel.

O presidente do sindicato ainda afirmou que entrou na Justiça contra a determinação, e que a possibildade de uma greve é real. “Entramos com uma ação na Justiça e com um processo no Ministério Público do trabalho. Aguardamos uma resposta positiva em breve”, afirmou . “Se nossa pauta não avançar, se a Ceasa não voltar atrás, a gente pode deliberar uma greve por tempo indeterminado, sim. E isso prejudicaria não só o abastecimento em Belém, mas no resto do Estado. A região das Ilhas, Marabá e Santarém, por exemple, são abastecias por aqui, já que não tem central por lá”.

CEASA

Por nota, a Ceasa informou que "o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) deferiu na tarde de ontem o pedido de liminar impetrado pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), para garantir o abastecimento de produtos hortigranjeiros à população paraense durante a greve". além de determinar que o Stafpa deva "garantir a prestação dos serviços indispensáveis às atividades de distribuição de alimentos prestados pela empresa demandante, com pelo menos 40% da equipe de trabalho; assegurar o livre acesso às dependências da Ceasa; obedecer a ordem judicial sob pena de R$ 50 mil por dia, a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador".

O órgão ainda afirmou que "a definição dos valores relativos ao adicional noturno em vigor foi estabelecido junto ao Sindicato, na database de 2015, cujo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi assinado no mês de setembro" que consta com o pagamento da remuneração em 50%, mas que a "diferença no pagamento de alguns percentuais atualmente praticados decorrentes das ações e sentenças judiciais em curso propostas pelo próprio Sindicato Laboral" e "reajuste em todas as cláusulas econômicas e redução da jornada de trabalho".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias