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Gratuidade de lancha para Icoaraci causa polêmica

O ir e vir, hábitos diários normais para a maioria das pessoas, são cada vez mais complicados para quem mora no distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém, e bairros próximos. Boa parte da avenida Augusto Montenegro se transformou em um grande c

O ir e vir, hábitos diários normais para a maioria das pessoas, são cada vez mais complicados para quem mora no distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém, e bairros próximos.

Boa parte da avenida Augusto Montenegro se transformou em um grande canteiro de obras por causa do BRT, que espera-se, um dia, ficará pronto. Na rodovia Arthur Bernardes, os dois sentidos da via são estreitos, vários trechos possuem velocidade máxima é de 50km/h e o número de assaltos é preocupante. A saída, então, seria o transporte fluvial, necessidade de séculos na cidade, que foi implantando de forma polêmica pela prefeitura nas últimas semanas.

Com um preço de passagens alto (R$10,00) e horários que não atendem toda a demanda da população (somente às 7h e 17h), a prefeitura tentou um "jeitinho" para satisfazer parte dos moradores: a gratuidade dos serviços de lancha Icoaraci/Ver-o-Peso às quartas-feiras. A gratuidade começa a valer hoje com o limite de 133 passageiros por viagem.

A medida, no entanto, não agradou tanto como esperava-se. Muitos internautas acreditam, inclusive, que essa foi uma medida paliativa para amenizar as duras críticas à Prefeitura desde que o serviço foi lançado.

Para um internauta identificado como Cleider Teixeira, "isso é resultado de falta de planejamento e de fazer algo para melhorar a imagem já desgastada de um prefeitura que patina em suas ações. Se este barco fosse para turismo até concordaria com o valor mas para o povo já penalizado com impostos crise e recessão é um valor absurdo. E quem necessita pegar mais que uma condução? Secretaria de transporte e planejamento deveriam se empenhar em meios mais eficientes para atenda à grande massa. E mais, a prefeitura deveria parar de fazer marketing e agir mais com mais obras de infraestrutura e menos obras com vistas eleitoreira", desabafou.

Outros problemas também são esperados, como o grande número de pessoas que devem tentar aproveitar a gratuidade do serviço e a permanência do horário, considerado "inviável" para muitas pessoas. "Precisa de mais opções de horários, para atender também a demanda de quem mora em Belém e trabalha em Icoaraci. (...) O preço é bem caro para nossa realidade", comentou o internauta Pedro Santos.

BRT de Bogotá ficou pronto em apenas três anos

As soluções, para muitos internautas, seriam a implantação de serviço com mais horários e com um valor mais acessível. "Essa concepção de transporte metropolitano está décadas atrasada em termos de efetiva realização, embora não se possa falar em transporte público alternativo com apenas um veículo e com limitada disponibilidade de horários. O atual projeto somente seria eficaz se, no mínimo, oferecesse viagens horárias, nos dois sentidos, entre 07h e 19h. Se não for assim, é mais um projeto balão de São João; saudado com fogos de artifício na saída, mas logo depois se perde no tempo e no espaço", comentou um internauta no DOL.

E você, o que acha da gratuidade das viagens pela lancha (Icoaraci-Belém-Icoaraci) somente às quartas-feiras?

(DOL)

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