plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Inep divulga o resultado das provas do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta sexta-feira (08), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, cerca de 5,7 milhões de candidatos se inscreveram para realizar

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta sexta-feira (08), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, cerca de 5,7 milhões de candidatos se inscreveram para realizar as provas em outubro do ano passado e os resultados estarão disponíveis na página do instituto.

Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Contudo, ainda não terão acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente

E como o Inep não informou a hora exata da divulgação - o que aconteceu no período da tarde -, desde a madrugada o exame já estava entre os tópicos mais comentados no Twitter.

Durante a manhã, os estudantes paraenses que não conseguiram acessar suas notas pelo site reclamaram. O estudante Paulo Guilherme, por exemplo, escreveu que era "mais ansiedade do que nos pênaltis da Copa de 94".

Em 2015, o resultado das notas do Enem 2014 foi liberado à noite. Por isso, desde a madrugada, muitos candidatos monitoravam o site do Inep para saber o seu desempenho no Exame.

O estudante Aldo Pinheiro está na expectativa para ver as notas que obteve, mas se sentiu lesado ao ver o anúncio na área do candidato, mas sem constar as suas notas. "Como sei que é muito acessado o site, sempre tento me antecipar. Fiquei surpresa com o anúncio da liberação, mas até agora nada".

Joíze Sena, que aguarda suas notas para saber se tem chances de conseguir uma vaga na UFPA está desde a madrugada acessando e atualizando a página do Inep.

"Quando vi o informe na Página do Participante fiquei muito feliz, mas foi em vão. Ao colocar meu CPF e senha não aparecia nada. Se ainda não está disponível, por que colocam a mensagem?".

Ao tentar entrar na área das notas, a internauta Nazarena Soares disse que "não tem a opção do resultado, só alterar senha e acompanhar inscrição".

Além de tudo isso, a UFPA aguarda as notas para liberar o listão do Processo Seletivo 2016.

Mensagem disponível no portal do Inep, na manhã desta sexta-feira (08). (Foto: Reprodução)

CÁLCULO DAS NOTAS

As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta.

Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.

A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Selação Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado "0" na redação.

A nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.

Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição,ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

A nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

(DOL com informações da Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias