plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Seis mil pessoas participam de romaria em Outeiro

A devoção a Nossa Senhora da Conceição levou cerca de 6 mil pessoas às ruas do distrito de Outeiro, na manhã de ontem, para mais um Círio. Com uma missa realizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Itaiteua, às 6h, foi iniciado o percurso

A devoção a Nossa Senhora da Conceição levou cerca de 6 mil pessoas às ruas do distrito de Outeiro, na manhã de ontem, para mais um Círio. Com uma missa realizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Itaiteua, às 6h, foi iniciado o percurso de cerca de 5 quilômetros rumo à Igreja Matriz. O cortejo passou pelas principais ruas do distrito e terminou por volta das 11h. Os moradores saudaram a imagem durante toda a romaria, com homenagens e fogos.

À frente do seu 1º Círio como pároco de Outeiro, o padre Mauricio Dias disse estar muito feliz em liderar a procissão. Para ele, por estarmos no período do Advento - que, na Bíblia, significa a chegada de Cristo à Terra -, o chamado de Maria fica ainda mais forte. “É com muita alegria que vejo esse povo responder a esse chamado de acolhimento, ainda mais em tempos difíceis como esse que vivemos”, declarou.

Devota de Nossa Senhora da Conceição há 22 anos, tempo em que mora no distrito, a aposentada Marli do Socorro, de 57 anos, acompanhava a procissão de guarda-chuva, por causa do sol forte que fazia. “Não é por promessa, é por devoção mesmo. Ela é mãe e sempre me escuta”, contou, fazendo questão de falar que tem uma família extremamente religiosa e um filho padre.

CASA

O sonho da casa própria ainda não se concretizou por inteiro, mas a babá Maria do Socorro dos Santos, de 45 anos, participa do Círio há 26 anos, desde quando fez a promessa para conseguir se livrar do aluguel. Segurando uma bicicleta que carregava um sobrinho e um neto, e acompanhada de irmãs e tias, ela garantiu que repetirá o gesto até o fim de sua vida, independente de conseguir acabar de construir os demais cômodos do lar. “Ainda é só um quarto de alvenaria, mas não é por isso que eu deixo de agradecer”, justificou.

Participante do Terço dos Homens de Outeiro há 22 anos, o sindicalista Carlos Alberto Aguiar, de 58 anos, comemorava a maior trasladação - realizada na noite anterior - que a festividade religiosa já teve em todos os seus 62 anos de realização. Orgulhoso, creditou o feito à mobilização de seu grupo de oração, que por vários dias percorreu a cidade com uma bike-som convidando os moradores a participar da procissão. “A motivação é muito importante, não pode faltar e, no fim, deu certo. Quero ter muita saúde para continuar esse trabalho”, confirmou.

Todos os anos, a aposentada Luiza Amaral, de 64 anos, veste uma criança pequena da família de Nossa Senhora para homenagear a padroeira do distrito. Esse ano foi a vez da pequena Jade Caroline, de 2 anos. “Acho que a inocência da criança se assemelha à pureza de Nossa Senhora, por isso a homenagem”, explicou.

(Carolina Menezes)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias