plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Clima seco: alerta contra as queimadas

Os focos de queimadas registrados em áreas da Região Metropolitana de Belém podem trazer prejuízos muito maiores do que riscos de incêndios e danos ao meio ambiente. O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), José Raimundo Souza, alerta para

Os focos de queimadas registrados em áreas da Região Metropolitana de Belém podem trazer prejuízos muito maiores do que riscos de incêndios e danos ao meio ambiente. O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), José Raimundo Souza, alerta para os problemas que podem ser ocasionados com o clima seco e a falta de chuva.

“A fumaça originada de incêndios e matérias de fácil combustão distribui-se na cidade uniformemente pelo ar e conforme origem tem um cheiro característico. Isso está acontecendo devido ao período seco que passa na cidade e mistura-se com nevoeiro e por vezes reduz a visibilidade”, explica.

Quem anda pelas ruas da capital paraense já se deparou com o sol excessivamente intenso. De acordo com o diretor do Inmet, esse clima quente - apesar de característico da cidade - está também relacionado à falta de chuva que tende a piorar ainda mais.

“É por causa da falta de chuvas que hoje completa 8 dias que muitos municípios estão passando por ocorrências de queimadas devido aos campos estarem secos. A medida histórica normal esperada seria em torno de 118.6mm. O total do mês foi de 98.3mm, ou seja, as chuvas ficaram 20% inferiores a média”, explica.

Focos de incêndios registrados na capital contam com a contribuição humana, seja através da queima de lixo ou vegetação. Portanto, o diretor do Inmet faz um alerta já que as condições climáticas podem contribuir ainda mais para o alastramento dos focos.

"A população tem que tentar evitar pequenos focos de incêndios que podem ficar incontroláveis. A bagana e cigarro ou qualquer descuido pode contribuir para incêndio seja na cidade e estrada. Dias quentes podem piorar as temperaturas e o calor de madrugada, e devido a ausência de ventos por causa da inversão e temperatura nos baixos níveis da atmosfera", alerta.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias