plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Procon lista sites não confiáveis para compras

A Black Friday está no ar, e nesta sexta-feira (27), boa parte das lojas físicas e eletrônicas oferecem descontos aos consumidores, como já é tradição em diversos países. Mas nem todas as lojas são confiáveis  para comprar, e ninguém quer ser pego pela “B

A Black Friday está no ar, e nesta sexta-feira (27), boa parte das lojas físicas e eletrônicas oferecem descontos aos consumidores, como já é tradição em diversos países. Mas nem todas as lojas são confiáveis para comprar, e ninguém quer ser pego pela “Black Fraude” . No ano passado, a data teve mais de 12 mil queixas no site Reclameaqui.

Pensando nisso, os Procons de São Paulo e de Porto Alegre divulgaram nesta semana uma lista com 500 nomes de lojas que devem ser evitados hoje. Entre elas, algumas conhecidas e outras que até imitam nomes de grandes marcas para tentar enganar o consumidor.

A lista foi feita com base em reclamações ao órgão de São Paulo, e estão organizadas com nome, razão social e CNPJ/CPF, na ordem alfabética. Veja a lista no site.

Veja algumas dicas para fazer boas compras online:

Fique atento aos seus direitos

As novas regras do comércio eletrônico, que vigoram já há alguns meses, estão aí para proteger os consumidores. “Não é porque falamos em Black Friday que temos que afastar o Código de Defesa do Consumidor”, lembrou a advogada Maria Elisa Reis, especialista em direito do consumidor no escritório Pires e Gonçalves Advogados Associados.

De acordo com ela, no que diz respeito ao evento, um dos pontos importantes das novas regras do e-commerce é o direito ao arrependimento. “Se o consumidor desistir da compra dentro do prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto, deve entrar em contato com a loja virtual para efetuar a devolução.”Neste caso, quem arca com os custos da devolução é o estabelecimento, e não o consumidor. Além disso, quem deve informar a administradora de cartão de crédito em relação ao cancelamento da compra é, mais uma vez, a própria loja virtual.

Avalie o histórico de preços

Existe uma extensão para navegadores, gratuita e que conta com 30 grandes lojas virtuais, que pode ajudá-lo a monitorar o histórico de preços do produto desejado. Enquanto o usuário navega em busca de ofertas, o Baixou Agora exibe uma notificação na parte superior da tela.Nela, o plug-in irá informar se aquele é o melhor preço encontrado ou se já algum negócio melhor em outras lojas. Além disso, é possível registrar alerta de preços. EXAME.com testou o Baixou Agora e constatou que a extensão funciona, podendo ser uma aliada nesta Black Friday.

Conexão segura

Outro ponto que deve ser observado pelos consumidores é a segurança da sua conexão, especialmente quando se disponibiliza dados confidenciais, como CPF e número do cartão de crédito. E uma das coisas que mostra se determinado site é seguro é o Certificado SSL.

Este certificado é identificado através de um selo de segurança, geralmente posicionado no rodapé da página, ou por um cadeado verde, que aparece na barra de endereços. Além disso, a URL do site deve sempre estar acompanhado da letra “S”, formando a sigla HTTPS.

Verifique a situação da loja virtual

Encontrou a oferta desejada em um site menos conhecido? Antes de fechar a compra, acesse o site da SerasaExperian para verificar a sua regularidade. A empresa de informação irá disponibilizar, em caráter gratuito, o acesso a uma de suas ferramentas de consulta ao CNPJ durante todo o final de semana da Black Friday.

Via “VocêConsulta Express”, os consumidores podem descobrir informações como, por exemplo, se tal empresa está envolvida em ações judiciais, por exemplo. Vale lembrar que todas as lojas virtuais são obrigadas por força de lei a informar o seu CNPJ no rodapé do site.

Compare preços

A comparação de preços é sempre uma arma eficiente nas mãos dos consumidores. No Brasil, existe uma variedade de sites que se propõem a fazer esta pesquisa. Há, por exemplo, o Buscapé, que promete ofertas exclusivas para a data.

Além dele, usuários podem também acessar o Zoom. O site conta com um serviço chamado “Zoom Garante”, que se propõe a resolver problemas entre consumidores e lojas ou devolvem o dinheiro da compra. Sempre lembrando que existem dois sites que irão reunir o maior número possível de ofertas: o Busca Descontos e Save Me.

(DOL com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias