plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Evento alerta sobre tratamentos para dor

Sentir dor não é normal. Quando ela se torna constante e perdura por mais de 3 meses, os especialistas já a consideram como crônica. Ou seja, pode ser controlada, mas não tem cura. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, em média, 30% da populaç

Sentir dor não é normal. Quando ela se torna constante e perdura por mais de 3 meses, os especialistas já a consideram como crônica. Ou seja, pode ser controlada, mas não tem cura. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, em média, 30% da população global têm dores crônicas. No Brasil, isso equivale a 60 milhões de brasileiros. Cerca de 50% das vítimas precisam se afastar do trabalho.

Para conscientizar a população sobre a necessidade de procurar um médico assim que houver persistência na dor, a Sociedade Paraense de Estudo da Dor (SPED) promove amanhã, às 17h, no Portal da Amazônia, uma caminhada e exercícios físicos. A mesma programação ocorrerá simultaneamente nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

As atividades serão acompanhadas por terapeutas, educadores físicos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e dentistas, profissionais que lidam diariamente com pacientes com dores. “Todos estão convidados a participar. Na caminhada, as pessoas poderão trocar experiências. O paciente com dor tenta se isolar, fica depressivo. Essa vai ser uma oportunidade de fazer uma interação”, enfatiza a presidente da SPED, Edilsa Portal Sacramento.

DIAGNÓSTICO

Edilsa Portal, que também é especialista aconselha como evitar que a dor se torne crônica. “Tem de procurar um médico o quanto antes. Se sente dor na cabeça, procura um neurologista. Muitas vezes o paciente passa por mais de um especialista diferente. Eles vão diagnosticar a doença e tratá-la. Sem diagnóstico ou tratamento com exercícios físicos, a dor não tem cura”.

(Renata Paes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias