Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Religiosidade é destaque em ambiente na Casa Cor

Quarta-Feira, 18/11/2015, 17:22:46 - Atualizado em 18/11/2015, 18:45:37 Ver comentário(s) A- A+

Religiosidade é destaque em ambiente na Casa Cor (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)
A iluminação de todo ambiente, assinado pela arquiteta, poderá ser variada de acordo com a vontade da família. (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

A 5ª edição da Casa Cor Pará está repleta de brasilidade em seus 33 ambientes da mostra deste ano. O espaço "Estar da Família Brasileira" da arquiteta Renata Macário não ficou de fora. No ambiente de 48m², há vários elementos típicos do Brasil e, também, do catolicismo. 

O “Estar da Família Brasileira” foi projetado para "manter a união de todos os integrantes da família, que é também muito religiosa". "Em uma tela, feita por Alexandre Dantas, é possível enxergar a face de Cristo e bem ao lado do sofá há a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses", explica Renata.

Conheça os arquitetos e os respectivos espaços que assinam na Casa Cor Pará 2015.

Veja imagens do "Estar da Família Brasileira".

"A ideia da sala é que a família possa ficar reunida para contar como foi o dia. Tanto, que não coloquei televisão no espaço. Para haver mais a interação", completa. A iluminação do ambiente ganha outro destaque de quem visita o local. A luz, em led, muda de acordo com o momento que a família vive. "Ela pode ficar mais clara, por exemplo, se a família vier a receber amigos para conversar ou, então, um pouco mais escura para ficar mais intimista e aconchegante", observa.

A cultura carioca também está presente no espaço. Quadros com fotos do Rio de Janeiro espalhados em uma das paredes da sala homenageiam o Estado, por outro lado, quadros com ilustrações dos temperos e aromas paraenses completam o outro lado do ambiente. "Minha mãe é carioca e meu pai paraense, então, decidi homenagear as duas culturas", comenta Renata. 

Quadros com cocar de índios, fazem alusão às primeiras famílias que existiram no Brasil, uma referência ainda dentro da temática escolhida pela Casa Cor 2015. "No tema brasilidade misturei, ainda, madeiras de demolição, o verde e a lâmina capacho", pondera Renata explicando sobre os objetos utilizados.

O papel de parede em palha sintética e os sinalizadores em led que formam uma estrela, chamam a atenção de quem visita o ambiente assinado por Renata que participa pela segunda vez da mostra.

O Grupo RBA é parceiro da Casa Cor Pará 2015, sendo o divulgador oficial do evento. Acompanhe todos os detalhes do espaço da Casa Cor no DOL.

(Adriana Pereira/DOL)

Leia também:

Comentários