plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Outubro Rosa alerta mulheres sobre câncer de mama

O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este tipo de câncer também acomete homens, porém é raro,

O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total dos casos. Para prevenir a doença, todos os anos é realizada a tradicional campanha Outubro Rosa que completa 20 anos, a fim de compartilhar informações e promover a conscientização entre as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

Com objetivo de conscientizar cerca de 400 empregadas, a Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo, também abraçou a campanha e está realizando uma programação especial que iniciou nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 27 de outubro, na refinaria localizada em Barcarena, nordeste paraense. Haverá palestras, oficinas, simulação do autoexame e distribuição de brindes.

O risco da doença cresce especialmente após os 50 anos. Entretanto, o autoexame é recomendado para todas as mulheres, como explica Sônia Reis, assistente social do Serviço Social da Indústria (Sesi) que ministrou a palestra. “A mensagem principal é a questão da prevenção. A mulher se cuidar, administrar o tempo dela, pois muitas vezes ela não faz a prevenção porque não administra o tempo. Ela é profissional, é mãe e esposa, então ela cuida de tudo e de todos. Neste mês, é um alerta para ela pensar nisso na prevenção principalmente do câncer de mama que mata muitas mulheres. Pelo autoexame ela pode detectar alguma coisa diferente. Por isso, o autoexame é tudo para a prevenção do câncer de mama”, explicou Sônia.

O INCA estima que surgirão mais de 57 mil novos casos da doença no Brasil este ano e a recomendação, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, a fim de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, além de reduzir os índices de mortalidade da doença.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias