plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Recadastramento biométrico tem baixa procura

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, deverá utilizar durante as eleições de 2016 urnas eletrônicas com o sistema biométrico, que reconhece a digital do eleitor e ajuda a prevenir fraudes na votação. Para que isso ocorra, a população

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, deverá utilizar durante as eleições de 2016 urnas eletrônicas com o sistema biométrico, que reconhece a digital do eleitor e ajuda a prevenir fraudes na votação. Para que isso ocorra, a população deve fazer seu recadastramento junto à Justiça Eleitoral, mas até a primeira quinzena do mês de outubro, a procura pelo serviço foi abaixo do esperado.

Segundo o cartório eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, que abrange o município, o recadastramento foi iniciado em agosto, mas até o momento, apenas cerca de 24 mil eleitores, de um universo de mais de 65,5 mil, registraram a digital.

“Esse número representa 31% do eleitorado. A campanha segue até o dia 19 de dezembro, e se até lá não alcançarmos a meta de, no mínimo, 85%, a biometria poderá ser cancelada em Marituba”, afirmou Alexandre Araújo, um dos coordenadores do cartório eleitoral.

Ele afirma ainda que, além de prejudicar as eleições, o eleitor que não realizar o cadastro poderá sofrer penalizações. “Quem não fizer o cadastro terá o título cancelado, o que implica em perder benefícios do governo, não ter quitação eleitoral para passaporte, matrícula em instituição de ensino superior, e ter problemas com o CPF, além de não poder votar em seus candidatos”.

O eleitor de Marituba deve procurar o cartório eleitoral do município, localizado na rua Antônio Bezerra Falcão, nº 1594, bairro do Decouvile, ou agendar o recadastramento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. No caso do agendamento, o cadastro será feito no Cartório Eleitoral, localizado na rua José Marcelino de Oliveira, n° 692, em Ananindeua.

No momento do recadastramento, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atual e original. Homens com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias