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Tecnologia acelera resultados médicos

No Pará, o Grupo Hapvida oferece avanços tecnológicos na Medicina que já permitem aos pacientes terem acesso a resultados de exames de imagem, como ressonância ou ultrassom, em questão de minutos através da internet. Outro diferencial é que, por meio do s

No Pará, o Grupo Hapvida oferece avanços tecnológicos na Medicina que já permitem aos pacientes terem acesso a resultados de exames de imagem, como ressonância ou ultrassom, em questão de minutos através da internet. Outro diferencial é que, por meio do sistema computacional Picture Archiving and Communication System (PACS - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), gerenciado pela empresa, médicos de qualquer lugar do mundo acessam as imagens dos exames e dão os resultados.

A Hapvida também oferece facilidade no diagnóstico. Se o paciente realizar os exames em uma Unidade de Saúde do plano e o médico não estiver no local para dar o laudo, outro médico credenciado poderá fazê-lo de onde estiver. Ao acessar o PACS, o médico verá as imagens do exame e estará apto a dar o retorno imediato ao paciente. As imagens dos exames ficam armazenadas no sistema, pois as máquinas usam códigos de identificação do paciente e do exame, enviado para o sistema as informações, automaticamente.

“Temos uma médica fazendo fora do Brasil uma especialização. Ela está credenciada para laudar exames. O sistema permite que um médico da Bahia laude um paciente de Belém. Isso dá agilidade nos resultados”, enfatiza o diretor de Tecnologia de Sistemas da Hapvida, Rômulo Bezerra. Outro projeto adotado pelo Hapvida para que o paciente tenha o quanto antes o atendimento que deseja, partiu da criação de uma plataforma tecnológica. Esta integra o sistema de todas as unidades em tempo real. Por meio da plataforma e o auxílio de câmeras de vídeo, o atendimento e o tempo de espera em todas as urgências e emergências são monitorados pelo Núcleo de Controle e Qualidade da empresa. Se a empresa deixa o paciente esperando por 15 minutos, um alarme é acionado e a sala de controle comunica-se com a unidade para agilizar a operação.

Segundo Rômulo, as novas tecnologias reduziram em 20% o tempo de espera nos ambulatórios da rede Hapvida em 11 estados. Além disso, são disponibilizados terminais de autoatendimento, chamados de “Totens”, para que os usuários agendem consultas, exames, receber resultados laboratoriais e de imagem, além de poder verificar o guia médico e retirar a segunda via do boleto de pagamento.

Sistema não utiliza reagentes para exames

Para saber os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose a partir de resultados mais precisos, o Laboratório Beneficente de Belém trouxe para a região Norte o sistema VITROS 5600® com a inovadora tecnologia de “Química Seca” para realização de exames bioquímicos. A análise é feita pelo VITROS 5600® e atestada por um profissional do laboratório. Diferente dos sistemas comuns, O VITROS 5600® não precisa de água, nem de reagentes líquidos para realizar os exames bioquímicos.

Por meio da “Química Seca”, nenhuma das substâncias entra em contato com o material coletado. O médico pode orientar o paciente sobre o tratamento mais adequado, inclusive, de acordo com as dosagens de medicação para cada caso. Por não utilizar água nem reagentes líquidos, o VITROS 5600® não descarta as substâncias no meio ambiente, o que o torna mais sustentável em comparação com outros equipamentos.

DR. RESPONDE
O Hapvida e o Laboratório Beneficente de Belém são parceiros da edição 2015 da série de fascículos do Dr. Responde, publicados aos domingos, no jornal DIÁRIO DO PARÁ. Este ano, o conteúdo detalha desde os cuidados básicos contra acidentes domésticos até o planejamento familiar e equilíbrio na alimentação.

(Renata Paes)

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