plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bariátrica será assunto de congresso em Belém

Entre os dias 20 e 23 de outubro Belém receberá cirurgiões bariátricos de todo o Brasil e do mundo durante a realização do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Este será o primeiro congresso da área no norte

Entre os dias 20 e 23 de outubro Belém receberá cirurgiões bariátricos de todo o Brasil e do mundo durante a realização do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Este será o primeiro congresso da área no norte do país e a escolha da sede tem um motivo: a capital paraense é a principal referência da região em cirurgia bariátrica e o Estado é o que mais realiza procedimentos do tipo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estima-se que de 0,5% a 1% da população paraense têm obesidade mórbida e entre 3% e 5% sejam obesos. No Brasil, a taxa de pessoas acima do peso é de 52% e a de obesos fica em 17,9%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

No Pará, só no ano passado, foram realizadas 56 cirurgias bariátricas no Hospital Ofir Loyola, único credenciado pelo SUS no Pará a oferecer este tipo de cirurgia. O total representa cerca de 50% dos procedimentos realizados em toda região Norte. Desde 2000, quando o hospital foi cadastrado pelo Ministério da Saúde (MS), mais de mil cirurgias bariátricas foram realizadas. Os outros estados da região com hospitais cadastrados pelo Ministério da Saúde são Acre e Tocantins, mas nenhum deles possui serviço especializado em cirurgia bariátrica.

Segundo o Dr. Luiz Claudio Chaves, presidente do XVII Congresso da SBCBM e diretor-geral do Hospital Ofir Loyola, a realização do evento nacional em Belém permitirá a evolução da área não apenas no Pará, mas em toda a região. “Os congressos promovem grande avanço no conhecimento da cirurgia bariátrica entre cirurgiões, profissionais das especialidades associadas, autoridades da saúde e, sobretudo, para a população geral”, afirma o cirurgião bariátrico.

Ainda de acordo com o médico, a expectativa é capacitar ainda mais os profissionais do país. "Os médicos brasileiros já possuem um nível técnico elevado e queremos que eles recebam uma formação ainda melhor, criando um ambiente propício à pesquisa científica. Estes fatos devem elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população e ampliar o acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade”, explica o presidente da SBCBM.

Alguns assuntos que serão discutidos durante o Congresso poderão, em breve, beneficiar a população, como o reconhecimento da cirurgia bariátrica como área de atuação, a consolidação da endoscopia bariátrica, a cirurgia bariátrica no SUS e a cirurgia metabólica para tratamento do diabetes tipo dois. “A população em geral consolida a informação de que a cirurgia bariátrica ou a metabólica são as principais opções para pessoas com obesidade severa ou para aquelas com doenças associadas, como o diabetes e hipertensão, e que não obtêm melhoria na qualidade de vida com tratamentos clínicos”, finaliza o Dr. Luiz Claudio.

Podem participar do Congresso médicos e profissionais multidisciplinares que atuam no procedimento, entre eles anestesistas, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dermatologista, educador físico, endocrinologista, endoscopista, gastroenterologista, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologistas, psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais. As inscrições antecipadas para o evento seguem até o dia 12 de outubro, por meio do site. Após esse período apenas no evento.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias