plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Divulgados números da dengue, chikungunya e zika

Foi divulgado nesta sexta-feira (02), o décimo Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará, que já acumula 4.042 casos confirmados até o dia 1º de outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 2.704 ocorrências – o que representa

Foi divulgado nesta sexta-feira (02), o décimo Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará, que já acumula 4.042 casos confirmados até o dia 1º de outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 2.704 ocorrências – o que representa um aumento de quase 50%.

Dos 10 municípios paraenses com maior ocorrência da dengue, Belém lidera no ranking com 1.106 casos confirmados, seguida por Parauapebas (360), Altamira (252), Senador José Porfírio (184), Canaã dos Carajás (128), Breves (113), Ananindeua (103), Marituba (84), Marabá (72) e Santarém (32).

Cinco mortes por dengue foram confirmadas este ano: duas na capital e outras três em Altamira, Irituia e Rurópolis. Para a confirmação de óbitos é necessária a investigação epidemiológica com aplicação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde, que prevê exames específicos em laboratórios credenciados do Estado, como Laboratório Central (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC) – que são preconizados pelo Programa Nacional de Controle da Dengue – para o correto encerramento de casos graves e óbitos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Chikungunya

O vírus da febre chikungunya também está controlado, e não há registros de transmissões ocorridas dentro do Estado. Em 2015, 13 casos importados da doença foram confirmados no Pará por critério laboratorial adotado pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Mas as doenças têm gravidades diferentes, sendo a primeira a mais perigosa. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.

O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras. Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo sete dias e não deixa sequelas. Não há registro de casos de morte provocados pela doença.

Zika

Só em 2015, foram registrados oito casos da doença zika no Estado, sendo quatro em Belém, três em Ananindeua e um no município de Dom Eliseu. Todas as ocorrências foram confirmadas pelo IEC como autócones - quando a doença é contraída dentro do município. O tratamento para a zika é apenas paliativo, de suporte e de correção de sequelas. Logo, é preciso diminuir a incidência do mosquito transmissor.

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias