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Confira 10 dicas para economizar combustível

O entregador Arrison Domingos, 36 anos, lembra que até o ano passado, conseguia encher o tanque do seu carro com R$ 90, quando o litro da gasolina custava em média R$ 3,05. Para Hoje, ele precisa desembolsar R$ 140. Isso porque, de acordo com a pesquisa r

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O entregador Arrison Domingos, 36 anos, lembra que até o ano passado, conseguia encher o tanque do seu carro com R$ 90, quando o litro da gasolina custava em média R$ 3,05. Para Hoje, ele precisa desembolsar R$ 140. Isso porque, de acordo com a pesquisa realizada no último final de semana pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/ Pa), a gasolina está sendo vendida por cerca de R$3,35. Para fugir dos gastos excessivos, os consumidores podem tomar algumas medidas simples com os veículos e aliviar um pouco os gastos nos postos de gasolina. Para isso, Arrison tem uma técnica. “Não piso muito no acelerador. Mantenho a média da velocidade para cada marcha”, diz.

Segundo o mecânico responsável pela oficina de uma concessionária de veículos, José de Souza, Arrison está certo. Dirigir nos limites de velocidade é sinônimo de economia. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h. Ele pontua que a constante troca de marcha exige esforço em dobro do motor do carro, o que gera mais consumo de combustível.

FILTROS

A manutenção do veículo também faz diferença no consumo. Manter a revisão dos filtros de óleo, ar e combustível permite que o carro apresente melhor desempenho, não force o motor e consequentemente não consuma em excesso. “O ideal é que a troca dos filtros ocorra a cada 10 mil quilômetros”, aconselha José. O mecânico ainda destaca que o excesso de passageiros e objetos transportados também contribui no consumo. “O carro fica mais pesado. Isso tudo puxa mais gasolina”. Há quem ache que andar com o ar-condicionado ligado é outro vilão da economia de combustível. José pontua que entre andar com os vidros abertos e com os vidros fechados e ar ligado, a alternativa mais econômica é a segunda. “O ar de fora entra, circula pelo veículo, e causa resistência. Com isso o motor trabalha mais”, explica.


(Renata Paes/Diário do Pará)

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