plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Profissionais comemoram o dia do Educador Físico

Reconhecidos como profissionais responsáveis pela saúde e a qualidade de vida da população, os educadores físicos celebram nesta terça-feira (1º), o dia do Profissional de Educação Física. Uma data voltada para a valorização e entendimento das várias moda

Reconhecidos como profissionais responsáveis pela saúde e a qualidade de vida da população, os educadores físicos celebram nesta terça-feira (1º), o dia do Profissional de Educação Física. Uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão.

A data coincidi com a instituição da Lei Federal nº 9696, regida em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o Conselho Federal da categoria, é reconhecido como profissional de educação física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física; Técnico Desportivo; Treinador Esportivo; Preparador Físico; Personal Trainner; Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Formado em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado (Uepa), Bruno Freitas, de 27 anos, atua como personal trainer e avaliador físico em uma academia particular da Região Metropolitana de Belém (RMB). Para ele, um dos grandes desafios da profissão, é conscientizar a população de que a prática regular de exercícios físicos estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida. "As atividades não estão relacionadas, apenas, para jovens sarados, mas principalmente, para idosos e portadores de doenças crônico-degenerativas", explica o educador.

"Atualmente, vem crescendo o número de pessoas que buscam pela saúde e procuram realizar as atividades com eficiência e segurança", completa Bruno, sobre a procura da população nas academias. "É importante ressaltar que a prática regular de exercícios físicos devem ser prescritas por um profissional capacitado, trabalhando de acordo com o perfil de cada pessoa, e, sempre levando em consideração a individualidade biológica dos mesmos", finaliza Bruno, que se diz apaixonado pela profissão escolhida.

Aos 39 anos, Ericka Ferreira Souza também se diz apaixonada pela escolha da profissão. Atualmente, ela atua como professora de educação física da rede estadual de ensino. "A profissão me presenteia com o carinho, atenção e gratidão que tenho com meus alunos. Isto não tem preço", ressalta Ericka, que se formou pela Uepa em 1999.

"A profissão me presenteia com o carinho, atenção e gratidão que tenho com meus alunos", diz Ericka Souza. (Foto: Arquivo)

"Minha rotina de trabalho, durante a semana, começa às 7h quando me desloco de casa para a escola", comenta Ericka, que trabalha em três diferentes colégios. "Hoje em dia as mulheres já conquistaram o seu espaço e trabalham de igual para igual com os homens. Não vejo tratamento diferente com o sexo feminino, pelo contrário, em muitas ocasiões elas se saem melhor que os homens", completa aos risos falando sobre a maneira de como é tratado o público feminino.

CURSO

O curso de Educação Física dura quatro anos e oferece tanto o bacharelado como a licenciatura. O bacharelado é voltado para o aperfeiçoamento das práticas desportivas, que dá direito ao profissional de trabalhar como treinador, preparador físico, gestor ou professor de clubes, em locais como academias, hotéis, associações recreativas, empresas e clínicas de reabilitação, já a licenciatura, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, habilita o profissional a trabalhar como professor da rede pública e particular, no ensino infantil, fundamental e médio.

DIA DO BAILARINO

No dia 1º de setembro também é comemorado o dia dos profissionais e amadores do Ballet. Arte que mescla dança, postura e força com graciosidade.

(Adriana Pereira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias