Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Workshop debate avanço em TV digital

Segunda-Feira, 24/08/2015, 07:03:25 - Atualizado em 25/08/2015, 10:51:11 Ver comentário(s) A- A+

Workshop debate avanço em TV digital (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Reunir profissionais do mercado e universidades para discutir os desafios da implementação da TV digital e interativa no Brasil é o objetivo do 2º Workshop de disseminação do projeto “GLOBAL ITV: Interoperability of Interactive and Hybrid TV systems.

A new advanced scheme for future services and applications in a global environment”, que a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará amanhã, em parceria com a Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA). Sediado da TV RBA, em Belém - emissora que vai participar diretamente dos testes que serão desenvolvidos pelo projeto ITV -, o evento será voltado nesta edição mais especificamente ao debate sobre metodologias de pesquisas com telespectadores usuários das tecnologias de interação para TV digital. 

A programação será dividida em dois momentos principais. O primeiro, chamado “Convergência midiática e televisão interativa: os desafios na academia e no mercado de TV”, apresentará um balanço do andamento do projeto, dos testes que estão previstos para ser realizados a partir da estrutura da RBA TV, e dos protótipos em desenvolvimento no projeto. 

O segundo momento, “Desafios da pesquisa com usuários para compreensão e prospecção de cenários de consumo de tecnologia e conteúdo”, será dedicado a apresentações sobre perspectivas metodológicas que orientam pesquisas e testes com telespectadores em interatividade com a TV digital na América Latina e na Europa. 

Haverá a conferencia da pesquisadora Lyn Pemberton, da Escola de Computação, Engenharia e Matemática da Universidade de Brighton, na Inglaterra, e membro do conselho do GLOBAL ITV. Lyn Pemberton falará sobre perspectivas das pesquisas de experiências com usuários na Europa.

PROGRAMAÇÃO

2º WORKSHOP GLOBAL ITV

09:00 - Apresentação e assinatura da cooperação RBA TV - UFPA 
10h15 - GLOBAL ITV: andamento do projeto, concepção dos testes e atividades. 
11h – Convergência e digitalização da RBA TV: desafios e oportunidades. 
14h - Perspectiva das pesquisas de user experience (UX) na Europa (com Dra. Lyn Pemberton - University of Brighton, Inglaterra).
16h – Perspectiva dos estudos de recepção na América Latina.

(Diário do Pará)

Leia também:

Comentários