plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TRE chama eleitor para recadastramento

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará deu início ontem a mais uma etapa do processo de recadastramento biométrico. Dessa vez, para os cerca de 65 mil eleitores do município de Marituba, onde funciona a 43ª Zona Eleitoral. O procedimento pode ser fei

twitter Google News

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará deu início ontem a mais uma etapa do processo de recadastramento biométrico. Dessa vez, para os cerca de 65 mil eleitores do município de Marituba, onde funciona a 43ª Zona Eleitoral. O procedimento pode ser feito até 19 de dezembro. Quem não se recadastrar terá o Título de Eleitor cancelado.

Uma audiência pública na sede do Instituto de Ensino Superior do Pará (Iesp), realizada também ontem, na presença do juiz da 43ªZona, Sérgio Ricardo Lima da Costa, tentou mobilizar a população para a necessidade do comparecimento ao chamado.

(Ítalo Gadelha/Diário do Pará)

SISTEMA

“A finalidade dessa audiência é divulgar e lançar o sistema de biometria, que consiste na obtenção da fotografia digital e da impressão digital de cada eleitor de modo que esses dados sejam informatizados”, explicou o juiz. Segundo ele, a biometria garante a segurança e a legitimidade do processo eleitoral, evitando possíveis fraudes.

O cancelamento do Título de Eleitor gera uma série de complicações, como o impedimento do acesso a programas sociais como Bolsa Família, financiamentos bancários, participação em concursos públicos e mesmo o comprometimento do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Felipe Houat Brito, a expectativa é de que, só em Marituba, sejam realizados 600 atendimentos por dia. “A grande diferença proporcionada pela biometria é que a urna passa a identificar o eleitor, e não o mesário. Isso torna o cadastro muito mais seguro”.

(Carolina Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias