plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Emissão de passaporte demora cinco dias

O estudante Guilherme Furtado, 17 anos, quer conhecer a Europa em novembro. Na manhã de ontem, ele foi ao setor de Emissão de Passaporte da Polícia Federal (PF) para requerer o documento. Guilherme já conhece todos os trâmites para retirá-lo e diz que apr

O estudante Guilherme Furtado, 17 anos, quer conhecer a Europa em novembro. Na manhã de ontem, ele foi ao setor de Emissão de Passaporte da Polícia Federal (PF) para requerer o documento. Guilherme já conhece todos os trâmites para retirá-lo e diz que aprendeu todo o processo com o pai, acostumado a viajar para fora do país.

Porém, diferentemente do pai, Guilherme terá em mãos o novo modelo de passaporte, emitido desde a primeira semana de junho deste ano. Com as mudanças, a documentação traz autorização automática para que o menor de idade viaje apenas com um dos responsáveis ou até desacompanhado. Não serão mais necessárias autorizações impressas de cartório ou do Juizado de Menores. Outra novidade é o aparecimento da filiação do dono do documento. A informação dispensará apresentação da Certidão de Nascimento do passageiro na hora do embarque. O passaporte tem validade de dez anos.

SEGURANÇA

Os novos documentos contêm laminado de segurança, fundo e marca d’água visível sob radiação ultravioleta. O primeiro passo para emiti-lo é acessar o site da Polícia Federal, solicitá-lo e preencher os dados corretamente. O sistema irá gerar um boleto que custa R$ 257,25. Depois do pagamento, num prazo máximo de 24 horas, o requerente pode agendar, pelo site da PF, uma data para comparecer à sede da instituição e confirmar as informações cedidas pela internet, realizar o registro biométrico e bater a foto.

Cinco dias depois, o solicitante é chamado para receber o passaporte. A Polícia Federal concretiza o processo no prazo mínimo de seis dias. Atrasos podem ocorrer, caso o cidadão demore a efetuar o pagamento do boleto ou não apareça no dia definido para buscar o documento. Para casos emergenciais, o cidadão não precisa aguardar o dia marcado pela PF. Basta efetuar o pagamento do boleto, se dirigir à sessão de passaporte e explicar o porquê da urgência.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias