plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quando é necessário ter um cuidador em casa?

  Ter um idoso em casa é ter de se preocupar com uma série de fatores que implicam no bem estar e na segurança. Quando a idade avançada se soma a uma doença, que limita ainda mais as atividades e independência do idoso, é necessário se perguntar até que

Ter um idoso em casa é ter de se preocupar com uma série de fatores que implicam no bem estar e na segurança. Quando a idade avançada se soma a uma doença, que limita ainda mais as atividades e independência do idoso, é necessário se perguntar até que ponto apenas a família pode dar conta da assistência a ele.
Só o fato de ser idoso, em si, nao justifica a necessidade do cuidador. É necessário que se observem outros aspectos relacionados a segurança e bem estar desse idoso. O ideal é a família estar próxima para identificar a real necessidade de ajuda. Por exemplo:
Realiza sozinho as atividades de autocuidado (banho, vestir, ir ao banheiro) sem riscos?
Quando anda pela casa há risco de falta de equilíbrio ou quedas?
A memória esta preservada para que ele monitore os próprios remédios?
Apresenta muitas falhas de adesão ao tratamento?
Consegue manter a rotina da casa?
Alimentação está adequada?
Se a maioria das respostas for sim, então o idoso precisa de cuidador.
Existem hoje dois tipos de cuidadores: cuidador familiar (parente do idoso que cuida do familiar sem remuneração) e cuidador formal (pessoa contratada para o cuidado mediante a remuneração)
É importante destacar que mesmo o cuidador familiar requer um mínimo de preparo - físico e mental - para dar conta de todas as necessidades junto ao idoso. São tantos detalhes a atentar, desde a limpeza, higienização quanto a alimentação que o mercado de cuidador só tem crescido em todo país.
CONFIANÇA E LEGALIDADE
Em Belém já é possível contratar o serviço de cuidador de uma forma mais confiável e legal. Ingrid Ferreira, proprietária da Casa Limpa, que oferece o serviço de cuidador de idosos destaca que no último ano a procura na capital paraense aumentou em 50%. "Os filhos que não têm como cuidar dos pais, e não querem colocá-los em asilos, optam pelo cuidador. A opção não retira os idosos do lar, do ambiente familiar".
O cuidador de idosos precisa ser uma pessoa com perfil diferenciado. "Uma pessoa que tenha o conhecimento adequado e, além disso, esteja disposta a dar atenção e carinho ao idoso", destaca Ingrid. A empresária explica a facilidade que há hoje em contratar o serviço. "É necessário ser uma pessoa de confiança e profissional. A nossa empresa oferta exatemente isso. Selecionamos criteriosamente os nossos cuidadores".
Uma das vantagens de contratar o serviço é que a empresa se responsabiliza também por todo o trâmite do contrato trabalhista. "O contrato de trabalho é assinado por quem vai pagar o serviço, mas oferecemos toda a a assistência necessária", explica Ingrid.
Não há um valor fixo, depende do tipo de serviço que cada pessoa precisa. "Tem pessoas que querem só de dia, ou só á noite, um um contrato por um período de x meses - quando o idoso passa por cirurgia... cada necessidade é um contrato diferente, portanto um valor diferente", explica Ingrid.
(DOL, com informações do site Minha Vida)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias