plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Emprego na indústria fecha semestre em queda

A geração de emprego formal no Pará continua em queda. É o que aponta o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A indústria foi um dos setores que apresentou baixa, embora com saldo positivo, já que o número de admis

A geração de emprego formal no Pará continua em queda. É o que aponta o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A indústria foi um dos setores que apresentou baixa, embora com saldo positivo, já que o número de admissões foi pouco maior que de demissões - mas bem abaixo do mesmo período do ano passado.

Segundo o Dieese, esta é a pela primeira vez em quase uma década que o estado do Pará encerrou o 1º semestre com saldo negativo de empregos formais.

A avaliação é feita a partir de um comparativo entre admitidos e desligados

"Uma das grandes contribuições para esta situação foi e continua sendo dado pelo Setor da Indústria. Alias este Setor não só no Pará, mas em todo o Brasil foi um dos mais afetados pelos fatores ligados a crise econômica", aponta o Dieese.

Ainda conforme o estudo, no 1º semestre de 2015, janeiro a junho, os dados analisados mostram que foram feitas em todo o Pará 176.402 admissões contra 187.636 desligamentos gerando um saldo negativo de 11.234 postos de trabalhos.

"No mesmo período do ano passado, a situação foi inversa, no comparativo entre admitidos e desligados, o saldo de empregos formais em todo o Pará foi positivo em mais de 18 mil postos de trabalhos", relembra o Dieese.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

O estudo fez ainda um balanço formal no setor da indústria de transformação no Pará em toda a região norte em junho de 2015 e constatou que a flutuação dos postos de trabalhos mostra saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados com crescimento de 0,18%.

No período, foram feitas no setor em todo o Pará, 3.799 admissões contra 3.637 desligamentos gerando um saldo positivo de 162 postos de trabalhos.

No mesmo período do ano passado (Jun/2014), a situação também foi de saldo positivo naquela oportunidade 3.591 admissões contra 3.408 desligamentos gerando um saldo positivo de 183 postos.

As analises do DIEESE/PA mostram ainda que no mês de Jun/2015, no setor da indústria de transformação, a grande maioria dos estados da região Norte apresentaram saldos negativos de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados.

No período analisado, o estado do Amazonas foi quem apresentou a maior perda de empregos formais com saldo negativo de 3.130 postos de trabalhos, seguido de Rondônia com saldo negativo de 526 e de Tocantins com saldo negativo de 113 postos de trabalhos.

Na outra ponta o destaque positivo na geração de Empregos formais foi o estado do Pará com um saldo positivo de 162 postos e o estado do Acre com saldo positivo de 18 postos de trabalhos.

"No mês de Junho de 2015 foram feitas no Setor da indústria de transformação em toda a região Norte, 8.747 admissões contra 12.426 desligamentos, gerando um saldo negativo de 3.679 postos de trabalhos com um decréscimo de 1,27% na geração de empregos formais", diz o Departamento.

(DOL com informações do Dieese/Pa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias