plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto da UFPA ganha destaque nacional

Nascido em uma família de classe média e graduando do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), o paraense Felipe Araújo, 22, foi premiado com uma bolsa de estágio na multinacional Unilever, ao participar do Campeonato Nacional

Nascido em uma família de classe média e graduando do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), o paraense Felipe Araújo, 22, foi premiado com uma bolsa de estágio na multinacional Unilever, ao participar do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2015 e ser considerado o Aluno do Ano. Felipe é membro do grupo Enactus UFPA, que também se destacou na competição levando o Prêmio Liga Rookie. A equipe é formada, ainda, pelos estudantes Ana Paula Martins, Ciro Britto, Felipe Araújo, Fernanda Fleury e Gustavo Benjamim. A premiação ocorreu no último dia 18, em São Paulo.

O prêmio está ligado à elaboração do projeto “Cíclica: trabalho, renda e sustentabilidade”, que tem como objetivo organizar e fortalecer o trabalho de catadores que atuam na triagem do lixo na Região Metropolitana de Belém. Uma das metas é transformá-los em agentes ambientais. O campeonato Enactus Brasil 2015 reuniu 900 participantes do Brasil inteiro. Entre eles, 30 times que tinham como meta desenvolver projetos em empreendedorismo social. O projeto “Cíclica”, surgiu em meados de novembro do ano passado. A primeira etapa do Cíclica atendeu três associações de catadores: Associação das Águas Lindas (ARAL), a Associação Cidadania para Todos e a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB). A segunda etapa do projeto começará em agosto deste ano e encerra em 2016: a tempo de concorrer na liga principal do Campeonato Nacional da Enactus em 2016.

SELEÇÃO

Na corrida pela Enactus Brasil 2015, a Unilever designou um coaching para dar orientação a cada time e também indicar o integrante que mais se destacou no grupo. O estudante Felipe Araújo foi indicado pela coaching Alessandra Oshiro. Ao menos 30 diretores e gerentes avaliaram o desempenho dos indicados a Estudante do Ano Unilever. Felipe não acreditava que chegaria tão longe na corrida. “Eram os melhores estudantes do Brasil, da USP, UFRJ, com carreiras internacionais. Participei para ter experiência. Não tive medo de tentar. É uma prova de que todos têm oportunidade, independente de onde você veio”.

Grupo da UFPA reúne estudantes de vários cursos

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza estudantes a criar soluções para problemas de comunidades carentes em todo o mundo. Está presente em 36 países e já reúne 1500 estudantes e 130 professores em 73 universidades pelo Brasil, onde está presente desde 1998. O Enactus UFPA tem 29 membros e foi criado há cinco meses dentro do Clube de Empreendedorismo da Agência de Inovação da UFPA, a Universitec. O projeto “Cíclica” foi defendido em São Paulo por Felipe Araújo, Rafael de Oliveira e Paulo Henrique Souza, e teve como conselheiras as professoras da UFPA Luciana Ferreira, doutora pela Universidade de Cornell (EUA), e Maria Ludetana Araújo, doutora formada pela Uned de Madrid (Espanha).

“Bom advogado é empreendedor também. E empreender é inovar”, justifica outro integrante do Enactus UFPA, o aluno de Direito Ciro Brito, 22. “Vimos a importância do trabalho dos catadores. Agora queremos conscientizar mais gente”, planeja a aluna de Engenharia de Alimentos Fernanda Fleury, 22.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias