plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores reclamam de abandono

Comerciantes e moradores de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, no Pará, denunciam o abandono do município por parte da atual gestão municipal. Conforme matéria exibida na última sexta-feira pela RBATV, a situação fez com que a cidade deixasse de ser

Comerciantes e moradores de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, no Pará, denunciam o abandono do município por parte da atual gestão municipal. Conforme matéria exibida na última sexta-feira pela RBATV, a situação fez com que a cidade deixasse de ser um dos destinos mais procurados pelos veranistas nesta época do ano.

Mocajuba possui balneários convidativos e tem a agricultura como a principal fonte de renda e de mão de obra para seus 32 mil habitantes. Entretanto, atualmente, as praias se encontram vazias e as feiras recebem metade dos clientes de pouco tempo atrás, para a tristeza dos moradores do município. O comerciante João da Popular acredita que faltam investimentos para que a cidade volte a ser atrativa aos olhos dos visitantes. Ele acredita que, da forma que está hoje, o lugar não irá evoluir nem melhorar em nada. “Mocajuba era ótima. O movimento era constante. Minha esposa vendia lasanha na Praça da Conceição, sempre com casa cheia”, conta. “Eu cheguei a vender 100 latinhas de cerveja em um réveillon na praia”, lembra.

SEM MÉDICOS

Outra comerciante local compartilha da mesma opinião. Simone Braga disse que o movimento no comércio da cidade está fraco. Como se não bastasse, a população também padece com um precário serviço oferecido pela saúde pública do município. Os pacientes sofrem com a falta de médicos, remédios e equipamentos, como Raio-X no hospital municipal.

“Quando a gente precisa de médico, tem de se deslocar para outra cidade mais próxima. Estou vindo há um mês procurar ficha. Tem a ficha, mas não tem médico”, reclama a dona de casa Iraílde Serrão. Marcar exames é outra tarefa difícil. “Estou há dois meses tentando marcar um exame de ressonância, porém não consigo”, diz a dona de casa Rosilene Silva.

Outra queixa dos moradores é de que nem mesmo os problemas pequenos são resolvidos, como a sujeira que toma conta das ruas estreitas de Mocajuba e o acúmulo de mato. O aposentado Raimundo Gonçalves culpa o atual prefeito da cidade, José Antônio Castro, o "Bôto". “Fica difícil viver numa cidade sem governo”, reclama.

Professores denunciam atrasos nos salários

O professor Feraziel dos Santos denuncia que os professores que possuem contrato temporário com a prefeitura não estão recebendo os salários em dia. “A gente recebia o salário certinho. Hoje não vemos isso. O último salário que recebi foi de R$ 450, para quem trabalha 200 horas”, frisa.

A secretária de educação do município, Luzia Sabá, confirma que a administração municipal não está conseguindo arcar com os compromissos junto aos professores da rede. “Quando assumimos, em 29 de abril, encontramos a categoria em greve. Fomos negociar, mas não pagamos o piso nacional. Negociamos o retroativo de janeiro, fevereiro, março e abril em oito parcelas”, explica.

Para o vereador Éder Baía, a gestão atual abandonou a população de Mocajuba, especialmente, a parcela que mais necessita de obras e dos serviços públicos.

“Estamos sendo cobrados pela questão da saúde, educação e da limpeza. Estamos em pleno verão, com uma programação que não atraiu turistas. Isso tudo é muito lamentável, uma situação absurda”, disse.A Prefeitura de Mocajuba foi procurada pelas equipes da RBATV e do DIÁRIO DO PARÁ para comentar as denúncias, mas até o fechamento desta edição não respondeu às nossas redações.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias