plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Os livros substituem o sol nestas férias

Enquanto que para muitas pessoas o mês de julho é um período de lazer e descanso, para quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as férias escolares são, antes de tudo, um bom momento para intensificar os estudos. As provas do Exame

Enquanto que para muitas pessoas o mês de julho é um período de lazer e descanso, para quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as férias escolares são, antes de tudo, um bom momento para intensificar os estudos. As provas do Exame estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Revisar o conteúdo do primeiro semestre, reforçar a leitura nas matérias em que o aluno tem mais dificuldade e, sobretudo, estudar as disciplinas com mais peso na prova são as principais dicas dos professores para quem vai passar as férias estudando. “O aluno deve aproveitar o mês de julho para estudar porque o Enem está muito próximo e o segundo semestre será curto para quem não se preparou direito”, afirma o professor de biologia e diretor de um cursinho de Belém, Manuel Albino.

Segundo ele, a orientação é aproveitar os tópicos que mais caem nas provas do Exame como Biologia, História e Geografia, além da Redação. Em Biologia, por exemplo, os assuntos mais recorrentes são as doenças relacionadas ao meio ambiente, os desequilíbrios ambientais e biogenética. Já em História, o aluno deve concentrar a leitura na parte de Brasil República, Belle Époque, Era Vargas e todo o conteúdo de História Contemporânea. “Nos últimos anos tem caído pelo menos uma questão desses assuntos, por isso o aluno deve ficar atento nesses temas”, orienta o historiador Jones Cunha.

Em Geografia, a dica é estudar tudo sobre energia. “A energia está no centro das discussões. É um tema interdisciplinar que pode aparecer em várias disciplinas da prova”, garante o professor de geografia Augusto Vieira. Ele alerta que o aluno, ao estudar neste mês, deve aproveitar para checar a estrutura da prova do Enem, que geralmente apresenta uma discussão de um determinado problema e propõe alternativas para a comunidade. A regionalidade é outro assunto que deve ser revisado nas férias, uma vez que o tema “Amazônia” representa entre 10% a 20% da prova.

O estudante Willian Chaves, de 18 anos, é aluno de escola pública e vai fazer o Enem pela segunda vez. Ele optou em revisar neste mês, tudo o que viu em sala de aula. Para ele, a tranquilidade da cidade é inspiração para aprender mais agora. “Pego o caderno e completo o conteúdo que já esqueci com a ajuda dos livros. Marco o que não compreendi e as vezes até tiro dúvidas com os professores pelo whatsapp”, diz Willian.

Resultado do ProUni já está na internet.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias