plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Associação aponta erros em concurso da Prefeitura

A Associação dos Designers Graficos do Brasil (ADG Brasil) emitiu nota na qual aponta irregularidades no concurso oferecido pela Prefeitura de Belém para escolher a marca dos 400 anos da cidade. A nota publicada na última sexta-feira (3) no site ADG diz q

A Associação dos Designers Graficos do Brasil (ADG Brasil) emitiu nota na qual aponta irregularidades no concurso oferecido pela Prefeitura de Belém para escolher a marca dos 400 anos da cidade. A nota publicada na última sexta-feira (3) no site ADG diz que “apoia a realização de concursos não especulativos, conforme definido por aquela instituição. O concurso em questão fere as regras internacionais em vários aspectos”.

O concurso para escolher a marca dos 400 anos de Belém também foi criticado por internautas.

Entre as irregularidades apontadas estão a de pressupor que qualquer cidadão pode criar uma marca; solicitar projeto profissional sem remuneração, uma vez que apenas três participantes serão remunerados; não fornecer subsídios suficientes para a criação da identidade; não solicitar dos proponentes a entrega de pré-requisitos técnicos básicos que permitiriam o julgamento adequado das propostas; não informar clara e previamente o corpo de jurados, ao deixar uma decisão técnica ser definida em consulta publica.

De acordo com a ADG, “é impossível imaginar a Prefeitura lançando um concurso para a realização de um projeto técnico de engenharia, ou mesmo arquitetura, aberto a todos os cidadãos brasileiros. O mesmo vale para o Design”.

A associação afirma ainda que nos mais de 25 anos de atuação, vem empenhando numa constante luta pela valorização do design gráfico brasileiro, para que seja reconhecido tanto como ferramenta estratégica fundamental no desenvolvimento econômico, quanto como mediador dos valores culturais.

“Gostaríamos de esclarecer que existem normas nacionais e internacionais que orientam a criação de Editais para Concursos na área gráfica – encontrados no Diretrizes de premiação e Diretrizes internacionais do International Consul of Design (ICO-D), e aproveitar para sugerir que entrem em contato com uma associação de Design, a ADG, ou outra, que terá o maior prazer em orientá-los para atingir seus objetivos de forma profissional e eficiente, com ajuda para estabelecer procedimentos, critérios de julgamento, profissionais para julgamento dos trabalhos e normas técnicas, visando sempre o sucesso de seu projeto”, finaliza a nota.

O concurso da Prefeitura já está em fase de escolha das cinco finalistas, pela internet.

(DOL com informações da ADG)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias