plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

MPE quer paralisar contrato com empresa paulista

O Ministério Público do Estado abriu ontem procedimento para averiguar o processo de contratação sem licitação do Instituto Casa da Ópera, sediado em São Paulo e dirigido pelo empresário Cleber Papa, para produzir os festejos de 400 anos de Belém. A porta

O Ministério Público do Estado abriu ontem procedimento para averiguar o processo de contratação sem licitação do Instituto Casa da Ópera, sediado em São Paulo e dirigido pelo empresário Cleber Papa, para produzir os festejos de 400 anos de Belém. A portaria (nº 048/2015) foi assinada pela promotora de justiça Elaine Castelo Branco, da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa.

O MPE recebeu uma denúncia anônima e instaurou o Procedimento Preparatório para apurar possíveis irregularidades no contrato assinado por Eliana de Nazaré Chaves Uchôa, diretora presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), publicado no Diário Oficial do Município no dia 25 de junho, com valor de R$ 300 mil em benefício à empresa de Papa, que de 2002 a 2006 organizou o Festival de Ópera do Theatro da Paz e tem vínculos de amizade direta com pessoas ligadas ao setor cultural do governo Jatene, em especial o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, e o atual diretor do Festival de Ópera, Gilberto Chaves.

A Prefeitura de Belém tem o prazo de cinco dias para encaminhar ao MPE cópias do processo de dispensa de licitação e até dez dias para apresentar por escrito explicações que justifiquem o ato. Até lá a promotora recomenda a paralisação de todo o processo de dispensa de licitação. Caso os documentos apresentados apontem irregularidades, o MPE poderá abrir uma Ação Civil Pública ou até uma Ação de Responsabilidade por Improbidade Administrativa contra a Prefeitura de Belém. O DIÁRIO procurou a Prefeitura e o empresário Cleber Papa, mas não houve retorno.
COMISSÕES

Em março do ano passado, a Prefeitura de Belém nomeou 47 personalidades da capital para formar a Comissão Belém 400 anos, com o objetivo de preparar a cidade para a grande data por meio de ações e de uma programação especial para o festejo. Mas pessoas ligadas à Comissão garantem: ela não foi consultada sobre a contratação da empresa sediada em São Paulo. Pelo menos não oficialmente.

É que, na prática, foram formadas 13 subcomissões, que, segundo publicação do blog “Laboratório de Democracia Urbana, da Associação Cidade Velha - Cidade Viva (CiVViva), foram divididas por temas como Educação, Cultura, Arte, História e Memória; Comunicação com a Sociedade; Relações Internacionais; e Relações Institucionais e Diversidade, sendo esta última proposta do Secretário de Estado de Cultura Paulo Chaves, que atuaria como controlador com poder de vetar ou autorizar ações e projetos apresentados pelas demais subcomissões. Nem todos os membros ficaram contentes com essa forma de organização, que o colocou como protagonista das decisões.

“Houve assuntos importantes que não foram discutidos e grande parte das medidas propostas pela Comissão não foram aprovadas [pelo Paulo Chaves]. E sobre a decisão de contratação da empresa que vai realizar os festejos, não tivemos participação na escolha”, relata um membro da Comissão, que não quis se identificar.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias