plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governador reconhece índices altos de violência

Sem esconder a irritação com a divulgação de dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontam taxas de homicídios entre jovens, no Pará, típicos de países em guerra civil, o governador do Estado, Simão Jatene disse ontem que há manipulação das inf

Sem esconder a irritação com a divulgação de dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontam taxas de homicídios entre jovens, no Pará, típicos de países em guerra civil, o governador do Estado, Simão Jatene disse ontem que há manipulação das informações para assustar a população, mas admitiu que os índices são “absurdamente altos” e garantiu que, apesar disso, considera que o Estado está vencendo a luta contra a violência se comparados os dados atuais com anos anteriores.

Os dados da ONU apontam índice de 100 homicídios a cada 100 mil habitantes entre jovens de 16 e 17 anos, equivalente ao registrado em regiões que estão em guerra civil. Os dados foram divulgados durante reunião, em Belém, da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Federal criada para apurar o genocídio de jovens, especialmente negros e pobres, no Brasil. O assunto foi manchete do Diário na edição de ontem. “É alto? Absurdamente alto. No Brasil é alto? Absurdamente alto”, afirmou Jatene. Em seguida, dirigindo-se aos jornalistas declarou: “Dá uma boa manchete: governador diz que é absurdamente alta a violência no Estado, mas não se pode esconder que o trabalho dos senhores já deu algum resultado sim”, disse referindo-se aos representantes da cúpula da segurança pública que se reuniram, ontem na sede do comando Geral do Corpo de Bombeiros para anunciar as medidas que serão tomadas para reforçar o policiamento durante o veraneio. Segundo o govenador, em 2010, o índice chegou a 150 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Sempre na defensiva, o governador disse que ao contestar a manchete poderia ser questionado sobre sua crítica à divulgação dos dados. “Poderão dizer: mas não é grave a questão da violência? Ou: o que assusta não é manchete é a realidade que está nas ruas”. Para quem fizesse essas indagações, disse Jatene, “é preciso lembrar que nem sempre a realidade é evidente”. “Os números, a ciência não foram feitos para agradar ou desagradar quem quer que seja, mas para iluminar a realidade”.

O Secretário de Segurança Jeannot Jansen disse que a segurança no Pará “está sendo bombardeada por estatísticas”. Sem contestar qualquer dado específico garantiu que em junho, houve o menor número de registros de crimes violentos no Estado dos últimos cinco anos e que hoje há uma série de operações de inteligência em andamento para solucionar crimes no Pará.

OPERAÇÃO

A cúpula da segurança pública se reuniu ontem para apresentar detalhes da operação Verão que começa hoje e vai até 6 de agosto nas 166 localidades mais procuradas pelos veranistas no Estado. De acordo com dados oficiais, serão mobilizados 10 mil agentes, entre policiais militares e civis, fiscais de trânsito, médicos legistas e bombeiros militares. O custo da operação é de R$ 7,1 milhões apenas com custeio (pagamento de diárias, transporte, hospedagem). O governo não anunciou qualquer novo investimento para a área da segurança.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias