plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Número de fugas já é maior que o de 2014

Antes mesmo de acabar o primeiro semestre de 2015, a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) confirma: o número de presos fugitivos até agora, ainda no quinto mês do ano, já é maior do que todas as fugas registradas durante todo o ano de 2014. Já são

Antes mesmo de acabar o primeiro semestre de 2015, a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) confirma: o número de presos fugitivos até agora, ainda no quinto mês do ano, já é maior do que todas as fugas registradas durante todo o ano de 2014.

Já são 241 fugas registradas até agora, contra 196 no ano passado - o que significa mais de um detento fora da cela por dia no Estado.

Mesmo diante desse cenário, a Susipe afirma que hoje trabalha com um agente prisional para cada seis presos - e tira por menos o fato de uma parte deles estar lotado em gabinetes administrativos do órgão. Questionada sobre a segurança das casas penais, a Polícia Militar admite um mero papel de “apoio”.

O DIÁRIO apurou, por meio do site da Transparência, que hoje 144 funcionários contratados como agentes prisionais estão cedidos para gabinetes da administração da Susipe.

O órgão afirma, em nota, que esse número corresponde apenas a 5% do efetivo total de agentes. “É algo indefensável, mesmo sendo, como diz a Susipe, uma porcentagem pequen, ainda mais diante da situação que temos: por que há agentes lotados em gabinetes administrativos?

Entendo que isso só comprova que a maior preocupação do atual governo é manter os seus em cargos políticos em vez de realmente cuidar da segurança”, analisa o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Bordalo (PT).

Em nota, sem justificar o enorme aumento de fugas de um ano para o outro, a Susipe se limita a afirmar que “todos os eventos que envolvem fugas de presos passam por processos de investigação tanto em âmbito administrativo quanto policial, para responsabilizar as pessoas que eventualmente possam ter dado causa aos fatos”.

Sobre o número de recapturados, informa que o número “ainda está sendo fechado pelo serviço de Inteligência da Susipe”.

Vale lembrar que a Susipe planeja aumentar o número de vagas de cárcere em pouco menos de cinco mil até o ano que vem. E para isso afirma que há a previsão de contratação de mil novos agentes - mas não informa onde eles serão lotados. Atualmente, a Susipe lida com cerca de 12 mil detentos em todo o Estado e 3,4 mil servidores.

Sobre a cessão de agentes prisionais - que, como o nome diz, atuam ou deveriam atuar junto aos presos - para setores administrativos, a Superintendência diz que o emprego de servidores em atividades administrativas no próprio órgão é algo “perfeitamente normal” e “acontece em todas as forças de segurança pública” do país.

“Todas as instituições ligadas à segurança pública têm um percentual de seu efetivo operacional empenhado em atividades meio”, diz a Susipe.

Em nota, a Polícia Militar, responsável pela segurança nas penitenciárias, também relata que “mantém policiamento nas casas penais em um trabalho de apoio ao Sistema Penitenciário Paraense, por meio do Batalhão de Policiamento Penitenciário”. O trabalho seria integrado às unidades do Comando de Missões Especiais da corporação. Segundo a PM, “além da presença policial de guarda”, a função é apoiar os “serviços de revista, buscas em casos de fugas e operações específicas”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias