plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Violência: Estado tenta tapar o sol com a peneira

O governo do Estado do Pará oculta, há muitos anos, os verdadeiros dados sobre a violência e a criminalidade. A afirmação foi feita ontem pelo coordenador do estudo Mapa da Violência, professor Julio Jacobo Waiselfiz, que analisa o aumento da criminalidad

O governo do Estado do Pará oculta, há muitos anos, os verdadeiros dados sobre a violência e a criminalidade. A afirmação foi feita ontem pelo coordenador do estudo Mapa da Violência, professor Julio Jacobo Waiselfiz, que analisa o aumento da criminalidade no Brasil desde 1980. Jacobo fez duras críticas à falta de informações reais sobre a situação da segurança pública no Pará. O sociólogo informou que em todos os levantamentos de dados realizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Pará desponta como um dos Estados mais violentos do Brasil. De acordo com o professor, se o Estado não tomar medidas drásticas, o Pará vai assumir a ponta deste triste ranking de mortes e violência urbana.

“O problema é que o governo do Pará assumiu a política de tampar o sol com a peneira e de não assumir, diante da população, que o Pará se converteu em um dos estados mais violentos do Brasil. E o Mapa da Violência fala isso, que é um dos mais violentos e que tem que tomar medidas muito extremas que não são tomadas neste momento”, advertiu o sociólogo.

“Durante todo o tempo que tenho realizado o levantamento do Mapa da Violência, o Estado do Pará foi o que mais ocultou, negando dados. Ontem (terça, 26) inclusive algum representante da segurança pública declarou que o Mapa (da Violência) exagera nos dados porque coloco acidentes de trânsito, suicídios, entre outros tipos de morte. Eu não coloco isso. Meu levantamento trabalha com homicídios, e apenas isso”, afirmou Julio Jacobo.
Seu último levantamento, o “Mapa da Violência - Mortes Matadas por Armas de Fogo”, foi inclusive editado e divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Jacobo ressaltou que existe um claro indicador de que o governo do Estado do Pará esconde informações da segurança pública. “Um exemplo disto foi o fato de não darem retorno ao Ministério da Justiça, que existe para esta função (de cuidar da segurança pública). Tem que haver uma razão para não informarem”, afirmou. Na última terça, em reunião no Ministério da Justiça, parlamentares paraenses e o ministro da Pesca, Helder Barbalho, ouviram dos responsáveis pela segurança pública que a cúpula da segurança pública do governo do Pará não fornece informações à área.

Julio Jacobo Waiselfiz explicou que o Mapa da Violência é um termômetro que deve ser utilizado pelos governos estaduais para definir estratégias de segurança pública. “O Mapa indica que o Estado está com muitas perdas (de vida) e que o diagnóstico tem que ser iniciado pelo próprio Estado.”

Para o pesquisador e sociólogo, a atitude do governo do Estado do Pará é uma negação da realidade. “Isso ocorre constantemente já há alguns anos, é um processo de negação do que existe na realidade. Os dados que trazemos no Mapa coincidem com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e tudo converte no fato de que o Pará está se tornando um dos primeiros Estados mais violentos do Brasil e isto vai acontecer a menos que se adotem medidas extremas”, reforçou Júlio Jacobo.

Políticas adotadas não estão surtindo efeito.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias