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Os criativos se destacaram novamente

Ocorreu na última sexta-feira (22), a segunda seletiva do Prêmio DIÁRIO/RBATV de Publicidade – Propagandão 2015, que reuniu o júri especializado para avaliar e votar nas peças publicitárias veiculada no Jornal Diário do Pará e na RBATV durante o m

Ocorreu na última sexta-feira (22), a segunda seletiva do Prêmio DIÁRIO/RBATV de Publicidade – Propagandão 2015, que reuniu o júri especializado para avaliar e votar nas peças publicitárias veiculada no Jornal Diário do Pará e na RBATV durante o mês de abril.
Esta é a sexta edição do prêmio, onde todas as agências publicitárias da região que veicularam campanhas nas empresas do grupo RBA no mês de abril, participaram da seletiva. Ao todo, são 10 agências e 39 peças publicitárias selecionadas para a votação. O júri convidado teve a missão de avaliar os critérios propostos pelo prêmio, que são: criatividade; execução do trabalho e a utilização da mídia nas categorias Varejo e Institucional. Apenas três finalistas de cada categoria serão escolhidos conforme a quantidade de pontos submetidos pelos jurados. O resultado será divulgado no próximo domingo (31).

Sobre as mesas e no telão, recortes e vídeos das campanhas criadas para clientes como shoppings, supermercados, magazines, construtoras, concessionárias, planos de saúde, entre outros. Os jurados tiveram que avaliar bem cada uma das peças para então votar. “A criatividade é de impacto. A campanha tem que sensibilizar no visual, no sonoro. No caso da campanha da TV e isso já é uma opinião mais pessoal, não gosto dos gritos, quando locutor fala gritando e fala os preços muito de maneira muito corrida. Avaliei também o desempenho dos atores, porque tem que ser natural e não forçada, e por fim, a comunicação final, se a mensagem chegou ao público. Esses são somatórios que pesam ao avaliar”, disse Celso Eluan, do marketing da Sol Informática.

Já para Arnaldo Mota, do gerente geral do Shopping Castanheira, a avaliação das campanhas veiculadas no jornal impresso, é se a mensagem foi passada de forma clara. “No impresso, é importante ver a diagramação, a facilidade da leitura porque o anúncio tem todo um contexto. Uma peça impressa bem enquadrada no conteúdo e que a mensagem passe um conceito ao leitor”, disse.

Segundo os jurados, esta é uma grande oportunidade de incentivar o mercado publicitário a competirem entre si de forma profissional, e principalmente, colocando a criatividade em primeiro plano. “O prêmio é muito importante porque a gente sabe que a agência tem que fazer todo um trabalho de pesquisa sobre o seu cliente e seu público, demanda criatividade e tempo. A agência, cliente, e o próprio veículo de comunicação onde circula a campanha só têm a sair ganhando”, considera Lidiane Melo, do Boulevard Shopping. “Este é um estímulo e valorização da área. Os brasileiros gostam de propaganda, mas não sabem quem está nos bastidores e aqui abre uma vitrine, mostrando a interação com o público e anunciante”, declarou Luciana Sousa, do Grupo Visão.

O dia de seletiva também é o momento de avaliar as peças veiculadas por outras agências que prestam o servido para empresas concorrentes no mercado. “Essa análise nos faz contribuir para o enriquecimento na medida que podemos avaliar as peças criadas pelas outras agências e o trabalho de quem não trabalha com a gente. De repete, os outros fazem ter mais ideias para criarmos nossa campanha. Para as agências o premio é impulsionador”, disse Marcelo Nóbrega, da RR Pneus.

Segundo Mauro Corrêa, do Grupo Nazaré, até mesmo o público que visualiza campanhas publicitárias diariamente, saem ganhando com a premiação. “O público consumidor acaba tendo certa relevância no projeto, porque a tendência das mídias e anúncios é que sejam cada vez mais elaborados, com ideia inovadoras e quem ganha também, é o público”. Já para Rui Lucas, da RR Chevrolet, a aceitação das peças pelo público medem a qualidade da peça veiculada sobre o seu produto ou empresa. “O consumidor consegue ver as agências trabalharem e as peças estão mais perspicazes que trazem o retorno para o seu negócio”.

Renato Guerra, do grupo Amaral Costa diz que não só as agências publicitárias ganham, mas sim, todos os profissionais da área também. “Esta é uma valorização de todo o segmento e do profissional”. E para a próxima seletiva, que deverá acontecer no final do mês de maio, a dica é abusar da criatividade. “As agências devem usar muito elementos inovadores. No caso dos jornais, atentar ao tamanho do anúncio e chamar atenção é um dos objetivos da mídia”, reitera Luiz Lourenço, do Banco da Amazônia.

E ainda teve jurado convidado que, ao decorrer dos anos participando, percebeu tantas melhorias que sente cada vez mais dificuldade em votar. “O que parece é que as agências ficaram melhores, é até difícil analisar cada trabalho, percebi que melhorou o trabalho e a dedicação”, completou Thays Leitão, do Parque Shopping.

(Diário do Pará)

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