plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Caminhada alerta para importância da adoção

Em um grande evento que será realizado no próximo domingo (24), vestidos de verde, participantes da Segunda Caminhada pelo Direito de Ser Filho percorrerão a avenida Presidente Vargas, em Belém. O encontro será na véspera do Dia Nacional da Adoção, para r

Em um grande evento que será realizado no próximo domingo (24), vestidos de verde, participantes da Segunda Caminhada pelo Direito de Ser Filho percorrerão a avenida Presidente Vargas, em Belém.

O encontro será na véspera do Dia Nacional da Adoção, para renovar na sociedade a esperança de oferecer a crianças que vivem em abrigos a chance de integrar uma família.

A caminhada é organizada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Pará, e conta com o apoio da Coordenação Estadual da Infância e Juventude do TJPA.

FILA DE ESPERA

No Pará, 68 crianças e adolescentes entre 1 e 17 anos estão cadastradas para adoção, mas esse número sobe para 838 se for considerado o total que aguarda em abrigos a conclusão do processo para o cadastro de adoção. No Brasil, o número de crianças e adolescentes cadastrados é de 5.705, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Embora o número de pretendentes cadastrados para adoção no Pará seja de 185 (bem superior às 68 crianças e adolescentes aptas à adoção), muitos processos não prosperam por falta de interesse na faixa etária disponível, uma vez que a maioria das crianças cadastrada já passou dos seis anos de idade.

O principal objetivo da caminhada de domingo, segundo técnicos do Tribunal de Justiça do Pará, é sensibilizar operadores de direito, instituições de acolhimento e a sociedade civil como um todo para dar máxima celeridade aos processos de adoção, garantindo o acesso ao direito à convivência familiar e comunitária a essas crianças e adolescentes, além de informar as pessoas sobre o processo da adoção.

"O afastamento do familiar ocorre geralmente por negligência, abandono e violência doméstica", afirma o TJ.

Com concentração na Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, às 9h, a caminhada seguirá pela avenida Presidente Vargas em direção à Praça Batista Campos. Os participantes usarão roupas de cor verde como forma de apoio à campanha.

Participam da organização da caminhada o Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Corregedoria de Justiça da Capital, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI) e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), e o Ministério Público do Estado. A Primeira Caminhada ocorreu em 25 de maio do ano passado (Dia Nacional da Adoção), no centro de Belém.

Parceiros – Estão envolvidos na ação a 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém; a 3ª Vara Distrital de Icoaraci; a Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA); o Grupo de Apoio à Adoção Renascer; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Pará) e instituições de acolhimento.

Segurança - Durante a caminhada, os participantes contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Pará, que farão a segurança durante o percurso, além do suporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

(DOL com informações do TJ/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias