plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Decisão poderá vir na próxima semana

Os Estados alegam que essa seletividade é optativa quando se trata do ICMS. No entanto, em março de 2015, o Ministério Público, por meio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, pronunciou-se nos autos favoravelmente à inconstitucionalidade da lei insti

Os Estados alegam que essa seletividade é optativa quando se trata do ICMS. No entanto, em março de 2015, o Ministério Público, por meio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, pronunciou-se nos autos favoravelmente à inconstitucionalidade da lei instituidora da alíquota de 25% em Santa Catarina. Favorável à tese dos contribuintes, a Procuradoria defende a inconstitucionalidade das leis estaduais por ofensa ao princípio da seletividade.

Para a procuradoria, um eventual reconhecimento dessa inconstitucionalidade pelo Supremo levaria à aplicação da alíquota geral, praticada para a maioria das operações. O órgão ainda reconhece que o consumidor final poderá pleitear os valores das diferenças das alíquotas. Contudo, a própria PGFN pleiteia a modulação dos efeitos de eventual decisão que reconheça a inconstitucionalidade da norma, alertada pelo advogado paraense, para evitar graves reflexos econômicos e sociais.

Se a modulação ocorrer, poderão ser garantidos apenas os direitos dos contribuintes que já entraram com ações. “Por isso é importante que as empresas entrem na Justiça antes do julgamento do Supremo”, recomenda o advogado Alex Centeno.

Uma fonte do STF informou ao DIÁRIO DO PARÁ que o ministro Marco Aurélio Mello pretende colocar o Recurso Extraordinário em votação nas próximas semanas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias