plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministra assina concessão de floresta

O Ministério do Meio Ambiente assinou ontem, 28, a concessão de quatro unidades de manejo da Floresta Nacional de Altamira. Com o ato da assinatura, foi concedido à iniciativa privada uma área de 362 mil hectares, com potencial de produção anual de 200 mi

O Ministério do Meio Ambiente assinou ontem, 28, a concessão de quatro unidades de manejo da Floresta Nacional de Altamira. Com o ato da assinatura, foi concedido à iniciativa privada uma área de 362 mil hectares, com potencial de produção anual de 200 mil metros cúbicos de madeira legal e sustentável. Com a assinatura dos novos contratos, a área de florestas públicas federais sob regime de concessão aumentará em 75%, chegando a 842 mil hectares.

A Floresta Nacional de Altamira possui 725 mil hectares e abrange os municípios de Altamira, Itaituba e Trairão. A expectativa é que as novas concessões gerem até R$ 80 milhões por ano e cerca de 900 empregos com carteira assinada, sendo 80% locais.

A concessão florestal é uma estratégia de promoção do desenvolvimento local sustentável e de conservação ambiental. As concessões promovem o uso produtivo das florestas públicas e o abastecimento da demanda por madeira legal, de origem comprovada.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou o documento e defendeu a promoção de novas concessões do tipo. “Nósnão somos barreiras do desenvolvimento, nós somos oportunidade para um desenvolvimento mais justo, mais inclusivo e mais sustentável”, destacou.

A Lei nº 11.284 de 2006, criou o mecanismo de concessão florestal, além de permitir os governos federal, estaduais e municipais gerenciar o patrimônio florestal público com foco em uma economia de bases sustentáveis. Sob esse regime, a vegetação das unidades permanece, já que a única forma permitida de extração de madeira é por meio do manejo florestal sustentável.

A partir daí, as comunidades são beneficiadas com a geração de empregos, com o desenvolvimento social e econômico e com a conservação dos recursos e manutenção dos serviços ambientais promovidos pela floresta. Atualmente, existem, no Brasil, 480 mil hectares de florestas públicas federais sob o regime de concessão.

O documento foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e pelo diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias