plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha de vacinação começa hoje em Belém

A 17ª Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), começa em Belém hoje. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, segue até o dia 22 de maio, de 8h às 17h na rede municipal de saúde e também na Casa do Idoso, Uremia, Ipamb, Hospital

A 17ª Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), começa em Belém hoje. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, segue até o dia 22 de maio, de 8h às 17h na rede municipal de saúde e também na Casa do Idoso, Uremia, Ipamb, Hospital Naval, Hospital da Aeronáutica e Hospital do Exército. No dia 9 de maio será realizado o Dia D de mobilização nacional.

O público-alvo dessa campanha é composto por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

A campanha de vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza, atingindo a meta de vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, em um total de 251.804 mil pessoas em Belém.

A vacina deve ser aplicada anualmente e garante imunidade contra os vírus do tipo A/H1N1, A/H3N2 e tipo B. Segundo Orliuda Bezerra, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, a influenza é uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias, devido ao seu impacto na mortalidade por ser uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

“É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz”, explica.

OCORRÊNCIA

A diretora alerta que a ocorrência de influenza é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados devido ao número elevado de contato entre as pessoas. “Alguns estudos aponta que as crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até duas semanas. Já as pessoas imunocomprometidas, que são aquelas com a defesa contra infecções comprometidas, como recém-transplantados, queimados, com HIV ou com câncer, estas pessoas podem excretar o vírus da influenza por períodos mais prolongados, até meses”, esclarece Orliuda.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias