plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Espaços necessitam de conservação

Desde 2009, o arquiteto Murilo Rodrigues anda de bicicleta pelas ruas da capital. Atualmente, ele integra o ‘Movimento Bicicletada Belém’, criado no Brasil em 2002, com o objetivo de iniciar a mudança na conduta das pessoas sobre o uso de transportes não

Desde 2009, o arquiteto Murilo Rodrigues anda de bicicleta pelas ruas da capital. Atualmente, ele integra o ‘Movimento Bicicletada Belém’, criado no Brasil em 2002, com o objetivo de iniciar a mudança na conduta das pessoas sobre o uso de transportes não motorizados, onde os ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. “Em nossa página, temos mais de dois mil participantes. Em nossos passeios, reunimos mais de 100 pessoas pedalando”, disse.

“Nós temos consciência que a bicicleta é um transporte ideal para Belém, pois trata-se de uma cidade plana. As ciclovias estão sendo ampliadas no mundo todo, e precisamos disso também. Mas só fazer ciclovias não resolve. Deve ser feita a conservação delas. Em alguns locais, passamos por buracos. Se estivesse atrapalhando os carros, o poder público já tinha indo fazer o reparo, mas nas ciclovias e ciclofaixas, não. Tem lixo e falta mais fiscalização”, argumentou Murilo.

O arquiteto aponta alternativas para que haja mais respeito tanto da população quanto dos ciclistas nas faixas exclusivas. “Todos nós temos que seguir com bom senso. O cliclista deve parar para alguém colocar o carro na garagem, mas também o motorista não deve estacionar nesses locais. Muitas vezes saímos das ciclofaixas, pois há carros estacionados, pessoas andando nelas, lixo e desnível. O que está faltando é conscientização, campanhas educativas, pois dificilmente vemos isso”, conclui.

SEMOB

Por meio de nota, a Semob informou que a Prefeitura de Belém tem realizado constantes fiscalizações de trânsito nas ciclovias da cidade com o objetivo de garantir ao ciclista um espaço seguro. “Ações educativas são feitas constantemente, reforçando a orientação aos condutores sobre a importância de respeitar esse espaço”, informou. “A Semob esclarece ainda que a opção entre fazer uma ciclovia ou ciclofaixa na cidade segue as determinações dos manuais de transporte cicloviários e do Ministério das Cidades, que determinam alguns critérios, como fluxo de tráfego e condições físicas da via”. Por fim, a Semob informou que a implantação da ciclofaixa da José Bonifácio está em andamento e, assim que terminada a etapa de pintura da via, o que tem sido adiado diante das fortes chuvas que acometem a cidade, será feita a implantação dos segmentadores e de placas de sinalização.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias