plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lâmpadas de LED reduzem custos

O defensor público Arnoldo Peres, um dos autores de uma Ação Civil Pública ajuizada em julho passado contra a Centrais Elétricas do Pará, a Celpa, responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o Estado, a fim de coibir cortes indevidos de forn

O defensor público Arnoldo Peres, um dos autores de uma Ação Civil Pública ajuizada em julho passado contra a Centrais Elétricas do Pará, a Celpa, responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o Estado, a fim de coibir cortes indevidos de fornecimento de luz, se ateve ao ditado de que é melhor prevenir do que remediar. Antevendo os reajustes que viriam, aproveitou que estava de mudança e providenciou para que a iluminação da casa nova fosse toda com lâmpadas de LED.

“Não sei te dizer de quanto foi a economia, mas posso te dizer que quando os reajustes vieram, eu não senti na conta, creio que por causa dessa economia, já que essa é uma lâmpada que consome bem menos. Mas essa não é a realidade da maioria, já que se trata de um investimento caro”, explica, referindo-se ao fato de que uma única lâmpada LED não costuma custar menos que R$ 30, enquanto que a incandescente, simples e de maior teor de consumo, pode ser adquirida por um valor dez vezes menor.

“Quando somos procurados no Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública, os mesmos conselhos e orientações que passo aos reclamantes são os que eu tomo para a minha rotina: ar condicionado só com timer, ferro e máquina de lavar só uma vez por semana, equipamentos que não são utilizados devem permanecer fora da tomada. Enquanto não se consegue, por um meio ou outro, a redução das tarifas, a economia é a saída para garantir uma conta de energia de valor razoável”, aconselha.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias