plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Embrapa apresenta resultado de projeto

Em reunião realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Sema), a Embrapa apresentou o resultado do projeto Uniformização do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (UZEE). O projeto apontou as áreas adequadas para o plan

Em reunião realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Sema), a Embrapa apresentou o resultado do projeto Uniformização do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (UZEE). O projeto apontou as áreas adequadas para o plantio de espécies produtoras de energia nos estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, além de indicar um sistema integrado de informações sobre a região.O objetivo é desenvolver espécies agroenergéticas mais adaptadas à região e as áreas aptas para o cultivo.

“Esse zoneamento viabiliza o potencial ecológico e econômico da Amazônia Legal. E, como a energia renovável é o futuro do planeta, vai ser muito útil para o mundo todo”, disse Bruno Siqueira Miguel, gerente de Zoneamento Ecológico-Econômico do Ministério do Meio Ambiente.

O projeto mostrou especificamente o potencial do Pará na produção de energia renovável e sustentável. “O Pará já se destacava como um dos fornecedores da obra prima para a fabricação do biodiesel. Um dos resultados da UZEE foi mostrar outras potencialidades do Estado, como o tachi-branco e outras árvores que vão contribuir para a produção de bioenergia”, disse Adriano Venturieri, chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental.

Além disso, o projeto UZEE demarcou áreas nas regiões alteradas pela ocupação humana, assim como áreas com cobertura florestal, mas que apresentam vulnerabilidade. “A ideia é diminuir a pressão sobre as florestas primárias e em regeneração e aproveitar melhor as áreas já alteradas utilizando sistemas de produção mais intensivos, com elevada produtividade”, concluiu Venturieri.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias