plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Contribuinte tem poucos dias para declarar

Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deve correr para acertar as contas com o leão até a meia-noite da próxima quinta-feira, 30. Em todo o Brasil, cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. Até as

Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deve correr para acertar as contas com o leão até a meia-noite da próxima quinta-feira, 30. Em todo o Brasil, cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. Até as 17h de ontem, 16.484.193 declarações foram encaminhadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril. No Pará, até a última quinta-feira, 314.785 contribuintes enviaram o documento para o fisco federal.

A 2ª Região Fiscal, que engloba os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, recebeu 736.991 declarações. Com a correria nos próximos dias, os contribuintes poderão encontrar possíveis dificuldades, como congestionamento do sistema e erros na hora de fazer a declaração. “Os mais frequentes erros na reta final são feitos pelas pessoas que fazem pela primeira vez. A digitação de dados ou a troca são alguns deles. Ou seja, as informações erradas podem trazer complicações”, explicou o contador Rubens Alex.

Mesmo com todas as facilidades que atualmente o programa da Receita Federal oferece, é importante que as pessoas que estão fazendo a declaração procurem um auxílio profissional. “Como estamos perto do prazo final, é bom que os contribuintes peçam ajuda de um contador ou escritório de contabilidade para não errar. Os erros são considerados na maioria das vezes ‘bobos’ e quem já tem experiência é mais difícil errar”, orientou Rubens.Segundo o contador, mesmo com a proximidade do fim do prazo, é preciso paciência e prudência na hora de garimpar as informações. “Quem deixou para os últimos dias ainda pode fazer. Os contribuintes devem tirar um dia para organizar e procurar todos os documentos das deduções. A dica é não se desesperar e ver o que está faltando e procurar a ajuda de um profissional da área de contabilidade”, informou Alex.

MATERIAL

Caso os contribuintes não consigam todos os documentos necessários, o diretor executivo de um empresa de consultoria contábil, Richard Domingos sugere uma alternativa: a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora.“Diferente do que muitos pensam a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina, porém, depois da entrega eles deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois as chances serão maiores”. Segundo ele, a declaração retificadora também é válida em caso de problemas na declaração já entregue pelo contribuinte. Nela, os erros serão corrigidos.

O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina. Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior para a realização do processo. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias