plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marabá deve ganhar mercado do peixe

A solicitação para construção do Mercado do Peixe de Marabá, sonho antigo da população, foi formalizada na manhã da última segunda-feira (20). O deputado estadual João Chamon e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reuniram em Belém, onde de

A solicitação para construção do Mercado do Peixe de Marabá, sonho antigo da população, foi formalizada na manhã da última segunda-feira (20). O deputado estadual João Chamon e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reuniram em Belém, onde debateram a importância da obra como principal ponto de partida para o desenvolvimento do ramo pesqueiro na região.

De acordo com ofício protocolado pelo deputado João Chamon, o espaço público oficial de venda da produção pesqueira eliminaria os “atravessadores” e valorizaria ainda mais o trabalho do pescador marabaense. “Neste momento os nossos pescadores estão descaracterizados e perdendo sua real função. Sem este apoio, por meio do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura o mercado de peixe não tem como sair do papel, deixando a economia de Marabá neste setor desaquecida” afirmou o parlamentar.

A pesca ao longo dos rios de Marabá tem um papel histórico e muito importante e eles vivem várias comunidades. “Em Marabá, a atividade pesqueira faz parte de sua história, sendo um dos principais ramos de subsistência da população desde os primórdios do município” finalizou o deputado João Chamon. O ministro Helder Barbalho mostrou-se receptivo à solicitação e na ocasião, deixou marcado previamente sua ida a Marabá no dia 15 de maio para tratar de mais detalhes sobre o assunto, juntamente com outras autoridades, entre elas o prefeito de Marabá, João salame.

CIPAR

Outra importante pauta tratada pelo deputado estadual João Chamon com o ministro Helder Barbalho, foi o estudo para a viabilidade de implantação Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar) no Município de Marabá. O objetivo é capacitar profissionalmente o pescador. “Implementar ações estruturantes e oferecer melhoria na condição de trabalho dos pescadores da região torna-se uma ação necessária para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado na Região Sudeste do Pará”, garantiu Chamon. Entre ações citadas pelo parlamentar para serem operacionalizadas pelo Cipar estão:Cursos de formação profissional na área, blocos operacionais para produção de gelo, câmara fria, câmara de espera e área de higienização. Sobre o escritório regional em Marabá, outro assunto importante e também tratado com o ministro Helder, a justificativa avaliada pelo deputado João Chamon para sua implantação é de aproximar o poder público da população, com políticas voltadas para o fomento da pesca e aquicultura. Após audiência, o deputado João chamon falou por telefone com o prefeito João Salame e ambos combinaram a parceria na organização da visita do ministro a cidade.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias