plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pioneirismo, paixão e muitas histórias para contar

A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento, es

A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento, estavam os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença.

Como as primeiras do Brasil, a emissora surgiu na forma de uma associação, um clube de amigos empolgados com a novidade.

Nos primeiros anos, o funcionamento da Rádio era precário. Mesmo assim, ela já atingia municípios do interior. Quando o transmissor resistia bem, a Rádio ficava até uma hora no ar. Às vezes passava uma semana inteira em conserto, mas a persistência dos desbravadores foi maior do que as dificuldades. Camelier, Pio e Proença sabiam que a Rádio tinha nascido para o entretenimento, mas tinham consciência de seu potencial de prestação de serviços. Com o passar do tempo a programação se estabilizou.

Os primeiros prefixo e slogan foram PRAF – A voz do Pará. Na primeira metade da década de 30, muda o prefixo e Edgar Proença cunha o slogan pelo qual a Rádio ficaria conhecida em toda a Amazônia: PRC5 – A voz que fala e canta para a planície. De tão forte e presente na memória do povo, a marca PRC5 foi incorporada à razão social da emissora, depois que ela mudou novamente o prefixo por força de legislação. O nome atual é Rádio Clube do Pará PRC5 Ltda, com o prefixo 690 kHz.

O esporte foi prioridade para a Clube desde o início, por causa da paixão de Edgar Proença pelo futebol. A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença. No Brasil, a primeira transmissão tinha ocorrido em 1932. A Rádio foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai. A narração ficou a cargo de Edyr Proença, filho de Edgar Proença. O primeiro programa foi o Cartaz Esportivo, criado em 1939, e que ainda hoje está no ar.

Em 1937, a Rádio Clube teve sua primeira sede própria construída, era a Aldeia do Rádio, no Jurunas, que atraía centenas de ouvintes. Em 1954, o edifício Palácio do Rádio foi construído especialmente para abrigar a Rádio. Nessa época, o rádio alcançou o seu apogeu e fazia tanto sucesso que os locutores e radioatores eram perseguidos como galã.

Até 1954, a Rádio Clube não possuía concorrência. Os tempos áureos prosseguiram até a década de 60, quando a TV chegou ao Pará. As décadas de 40 e 50 foram as mais gloriosas para a rádio, assim como em todo o Brasil. Era o tempo dos programas de auditório, do rádio-teatro e das radionovelas.

Hoje, com 80 anos de atividades, a Rádio Clube do Pará é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil das rádios, voltada para o jornalismo, o esporte, a prestação de serviço e o entretenimento. Em 93, ela foi integrada ao sistema da Rede Brasil Amazônia de Comunicação.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias