plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empresariado apoia posição de Jader Barbalho

A Federação da Agricultura e Pecuária e o Instituto Alerta Pará manifestaram ontem, por meio de ofício endereçado ao senador Jader Barbalho, apoio amplo e incondicional à tese defendida por ele acerca das reformas fiscal e tributária como necessidade prem

A Federação da Agricultura e Pecuária e o Instituto Alerta Pará manifestaram ontem, por meio de ofício endereçado ao senador Jader Barbalho, apoio amplo e incondicional à tese defendida por ele acerca das reformas fiscal e tributária como necessidade premente para o país.

O ofício foi assinado pelo presidente das duas entidades, Carlos Fernandes Xavier, e se reporta à entrevista de Jader publicada na edição de domingo do DIÁRIO DO PARÁ, sob o título “Brasil: justiça fiscal ainda é sonho distante”.

Na correspondência, Carlos Xavier disse ter lido “com redobrada atenção” a entrevista do senador, que tratou, segundo suas palavras, “de assunto da maior relevância para o país”.

O presidente da Faepa classificou ainda como “preciosas e oportunas” as observações feitas pelo senador e das quais disse comungar. Especialmente, enfatizou Carlos Xavier, a partir da ênfase dada por Jader Barbalho ao fato de que, lamentavelmente, toda vez que se quer fazer um debate sobre a questão da reforma tributária no Brasil o tema é imediatamente retirado de pauta.

“Todo mundo sabe que a reforma é necessária, mas ainda assim ela não consegue avançar”, acentuou o líder ruralista, fazendo coro às palavras de Jader.

De acordo com o presidente da Faepa e do Instituto Alerta Pará, trata-se de um tema de interesse geral. “Esse tema deve interessar à sociedade paraense, tanto quanto às lideranças políticas e empresariais”.

No Brasil, acrescentou, a carga tributária é demasiada e verdadeiramente insuportável. Ocorre, observou Carlos Xavier, que os recursos arrecadados em impostos saem da produção, das margens de lucros das empresas, da remuneração do trabalho assalariado e até da economia com que as famílias deveriam custear a educação dos filhos.

“Esses recursos são dilapidados em despesas públicas improdutivas e inadequadas no custeio da máquina pública”, aduziu.

Para o dirigente empresarial, o peso do Estado na economia tem sido demasiado, o que faz avultar a necessidade de uma reforma tributária acompanhada de esforço extraordinário para fixar as despesas sob o ponto de vista da eficiência.

Ele entende que, assim, uma reforma com visão de minimizar gastos e atribuir qualidades aos serviços prestados pelo governo é indispensável para trazer esperança aos brasileiros e dar decisiva contribuição ao desenvolvimento do país.

O presidente da Faepa e do Instituto Alerta Pará disse ter consciência das dificuldades encontradas por Jader Barbalho no trato do assunto no Congresso Nacional.

“Entretanto, pela inconteste liderança, visão de país e em função da experiência já acumulada nos cargos já exercidos, temos certeza de que V. Exa. encontrará o melhor caminho para exercer a tarefa”.

E finalizou: “Estaremos ao seu lado, mobilizando não só a classe empresarial, mas também a sociedade, buscando o melhor para o Brasil e, por consequência, para o nosso Pará. Parabéns, senador, pela coragem de levantar para discussão assunto de tamanha importância para a sociedade, mas de pouco interesse de governo”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias