plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

População sofre com falta d'água em município

Os moradores de Oeiras do Pará estão passando o maior sufoco devido à falta de água que atinge diversos bairros há mais de oito meses. Sem água encanada nas residências, os moradores contam apenas com a distribuição realizada pela prefeitura. O líquido é

Os moradores de Oeiras do Pará estão passando o maior sufoco devido à falta de água que atinge diversos bairros há mais de oito meses. Sem água encanada nas residências, os moradores contam apenas com a distribuição realizada pela prefeitura. O líquido é transportado em uma caixa d’água improvisada em uma caçamba.

Apesar de velho, o carro é o único utilizado para atender a população. Quando ele passa, a expectativa dos moradores é grande e todos correm para a frente das casas com baldes e mangueiras. Segundo o funcionário da prefeitura responsável pela distribuição da água, as outras caçambas que também realizavam o transporte estão quebradas e sem manutenção. Os moradores reclamam da situação e afirmam que chegam a passar até 11 dias à espera da caçamba. “Regro água e às vezes não dá nem para cozinhar. Hoje, só tinha água para dar banho no meu netinho. Os adultos só vão se banhar depois que a água passar”, diz uma moradora.

Os idosos são os que mais sofrem com o problema. Dona Maria de Nazaré Dias tem 93 anos e a idade não permite mais que ela faça esforço carregando água. Com mais de cinco baldes enfileirados dentro de casa, ela também espera ansiosa pela chegada da água potável. Segundo ela, nos dias em que a água de qualidade acaba, o jeito é improvisar com a água da chuva, inclusive para o banho.

O fornecimento era de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), mas há algum tempo foi repassado para a prefeitura. Desde então, a precariedade do serviço vem castigando os moradores. A falta de saneamento e de água tratada faz com que muitos habitantes adoeçam de diarreia e vômito, principalmente as crianças. “Tenho sete filhos e todos já adoeceram de diarreia. Já até chorei carregando água e minhas costas estão todas esbandalhadas (sic) de tanto fazer força. Já reclamamos, mas o prefeito não dá uma solução pra gente”, reclama uma moradora.

Com mais de 30 mil habitantes, Oeiras do Pará sofre com o abandono do poder público. Além da falta de água, as ruas de chão estão cheias de buracos, a estrada de acesso ao município, construída há mais de 40 anos, esteá intrafegável, e a energia ainda é termodiesel utilizada nas residências com o auxílio de lamparinas. O prefeito de Oeiras, Ely Batista (PMN), foi procurado pela reportagem, mas não quis dar entrevista.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias