plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Teste pode identificar fibrose cística

Implantado há um mês no Laboratório de Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Lapad) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Teste do Suor é capaz de identificar logo nos primeiros dias de vida do bebê a fibrose cística, doença incurável que bloqueia os canai

Implantado há um mês no Laboratório de Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Lapad) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Teste do Suor é capaz de identificar logo nos primeiros dias de vida do bebê a fibrose cística, doença incurável que bloqueia os canais dos brônquios, dificulta a respiração, causa tosse crônica e pneumonia.

SIMPLES

O teste é bem simples. Por intermédio de uma técnica moderna, um gel e eletrodos são colocados no recém-nascido. Um equipamento estimula o suar. O exame é indolor e rápido. São colocados eletrodos no braço da criança com gel de Pilocarpina, que funcionam através de um equipamento chamado Macroduct, que faz a coleta do suor. A Chlorochek é outra máquina, que vai dosar a quantidade de cloro no suor, segundo explicou o coordenador do Laboratório de Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Lapad), professor José Marcelo Magalhães.

SUOR

O Teste do Suor só é feito quando a criança apresenta alterações na fase III da Triagem Neonatal (Teste do Pezinho). Ele confirma a doença. Devido a baixa demanda de pacientes com suspeita da doença, os exames são realizados todas as últimas quintas-feiras de todo mês, no Lapad, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde(CCBS), na Travessa Perebebuí, em Belém.

O resultado sai num prazo de cinco dias. Caso seja positivo, a família é logo informada. O Ambulatório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) no Centro Saúde Escola da Uepa dispõe de médicos especializados para o tratamento totalmente gratuito. “Esse é um salto imenso no diagnóstico da doença de forma precoce. É um instrumento valioso pra tentar amenizar o problema na criança’’, diz o professor.

PEZINHO

O Lapad também realiza a Fase I, II, III do Teste do Pezinho e se prepara para dar início a Fase IV.

Mais de 600 postos de saúde em todo o Estado do Pará coletam amostras de sangue e encaminham ao Laboratório.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias