plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Chuvas não dão trégua aos moradores

Após o temporal que caiu na Região Metropolitana de Belém na última terça-feira (14), as marcas nas paredes dentro das casas mostrando na altura em que a água chegou continuam. Na baixada do Marco, segundo moradores, basta uma chuva intensa e rápida para

Após o temporal que caiu na Região Metropolitana de Belém na última terça-feira (14), as marcas nas paredes dentro das casas mostrando na altura em que a água chegou continuam. Na baixada do Marco, segundo moradores, basta uma chuva intensa e rápida para encher as ruas e consequentemente, invadir as casas, trazendo transtornos diários nesse período chuvoso.

Na travessa Mariz e Barros, a técnica em contabilidade Cintia Leão adaptou a casa para evitar perder os móveis e eletrônicos. Sofá, estante, máquina de lavar roupa, geladeira e demais objetos ficam sobre apoiadores para não entrar em contato com a água da chuva que invade a residência. Mas, hoje, já não dá mais jeito, segundo ela. “Dá uma chuva de meia hora e já é o suficiente para alagar a rua, aí não é possível nem entrar nem sair de casa, é o tempo todo essa tristeza. A gente levantou a batente da porta, mas mesmo assim entra água. Os sofás não têm nem mais o fundo, porque já se estragou”, disse ela.

Temporais devem reduzir na sexta

A família ainda comprou um terreno em frente à própria casa para construir uma nova moradia e poder se mudar. “Vamos levantar um metro e meio a laje para impedir que a água invada”, disse Cíntia.

Ainda ontem, uma chuva moderada caiu por volta das 14h45 e durou cerca de 30 minutos. Tempo suficiente para deixar o cruzamento das passagens São Pedro e São Sebastião alagadas. O bueiro da rua estava entupido. A comerciante Lúcia Araújo também teve que levantar uma pequena mureta na beira da calçada para prevenir a invasão da água. “Meu marido levantou e melhorou um pouco, mas só com essa chuvinha ficou assim porque a tubulação do bueiro está entupida e a rua fica assim”, relatou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que “os alagamentos serão totalmente solucionados com a conclusão das obras de macrodrenagem que estão sendo executadas no Canal do Tucunduba, pelo governo do Estado” e que paralelamente “a prefeitura está elevando o nível das vias próximas dos canais para, em seguida, executar obras de asfaltamento e recuperação das muretas de proteção dos canais”. A secretaria disse que a previsão é que as obras sejam concluídas em até dois anos, no entanto, não soube informar a data de início.

NOITE

A chuva forte que caiu na tarde e na noite de ontem na Região Metropolitana de Belém causou vários transtornos no trânsito. Além dos engarrafamentos e alagamentos em alguns pontos da cidade, outro problema que moradores tiveram que enfrentar foi com os carros, que ficaram submersos.

No cruzamento entre a 14 de Março e a travessa Caripunas, no bairro da Cremação, dois veículos ficaram tomados pela água. Ainda na 14 de Março, um carro caiu no canal. O motorista foi resgatado pelos moradores que vivem às proximidades.

Em parte da avenida Nazaré e da Presidente Vargas houve falta de luz. Os semáforos em alguns pontos também ficaram sem funcionar, aumentando o congestionamento no trânsito. Motoristas que precisaram passar pelas ruas tiveram que ter um pouco mais de paciência.

Na avenida Bernardo Sayão com a José Bonifácio, no bairro do Guamá, a via ficou interditada. Com a rua alagada, era quase impossível o fluxo de pedestres e motoristas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias